Imprimir

Imprimir Notícia

03/06/2020 às 15:23 | Atualizada: 03/06/2020 às 15:33

Prefeitura constata falta de respiradores e governo alega que compra foi efetivada

Alline Marques

Em mais um episódio da briga entre governo do Estado e Prefeitura de Cuiabá, a polêmica agora é sobre os respiradores. Apesar da inauguração dos leitos nos hospitais Santa Casa e Metropolitano, ainda não há ventiladores suficientes. 

A análise é da equipe técnica da Prefeitura de Cuiabá que realizou a visita técnica nos hospitais estaduais. A vistoria teve como objetivo avaliar os leitos específicos para covid-19 que o estado disponibilizou no seu Plano de Contingência para que não exista problemas no momento de regular os pacientes que necessitem destes leitos.

Em nota, o governo do Estado admitiu a falta dos aparelhos e confirmou que dos 40 leitos da Santa Casa, apenas 28 têm respiradores, e no Metropolitano, dos 40 leitos, somente 30 têm o equipamento. Porém, já foram adquiridos novos respiradores da China para atender a demanda estadual. 

“Para todos os demais leitos, o governo já adquiriu os respiradores e eles estão no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, na alfândega para serem liberados pela Receita Federal. Além disso, é bom destacar que os 10 leitos que o Ministério da Saúde encaminhou para a Santa Casa, nenhum chegou com ventiladores. Mas, como já dissemos, compramos para todos os leitos”, explicou o secretário de Saúde do Estado, Gilberto Figueiredo.

Por outro lado, de acordo com o fisioterapeuta Paulo Henrique de Oliveira, do Hospital de Referência para covid-19 em Cuiabá e membro da equipe de fiscalização, apesar da falta de equipamento, o estado cumpre o que a Anvisa preconiza, de que é um respirador para cada leito de UTI. 

Já no antigo pronto-socorro de Cuiabá, que é o hospital referência para o atendimento à covid-19, existem 55 leitos e um respirador para cada leito. O secretário municipal de Saúde, Luiz Antonio Pôssas, disse que esta é a recomenda do prefeito Emanuel Pinheiro: 'oferecer cada leito de UTI completo para cada paciente'. 

A visita foi solicitada no dia 1º de junho pela superintendente da Central de Regulação, Luzinete Siqueira, por meio do Ofício 017/2020, endereçado à secretária adjunta do Complexo Regulador, Fabiana Bardi. Participaram da vistoria a coordenadora da Central de Regulação, Elaine Souza, o fisioterapeuta do Hospital de Referência para COVID-19 em Cuiabá, Paulo Henrique de Oliveira, além de três enfermeiras técnicas de urgência e emergência.
 
 Imprimir