Imprimir

Imprimir Notícia

04/06/2020 às 17:00

MT é o quarto estado com menor número de demissões causadas pelo coronavírus

Edyeverson Hilario

Com saldo negativo de 681 demissões, Mato Grosso é o quarto estado com menor impacto no mercado de trabalho, causado pelo coronavírus. O aumento no número de vínculos no primeiro bimestre deste ano tanto no setor de serviços quanto no da construção, somados à manutenção dos contratos do ramo da agropecuária resultaram no cenário positivo.

Nos dois primeiros meses deste ano, antes da pandemia se agravar no Brasil, o país registrou saldo positivo, ou seja, contratou mais pessoas do que demitiu. Mas, em março, com o aumento do número de casos, que resultou em medidas de isolamento social, mais de 240 mil pessoas foram demitidas. Em abril o número foi ainda maior, ultrapassando a casa 860 mil desligamentos.

O relatório da Secretaria de Trabalho, que é ligada ao Ministério da Economia, informa que com as restrições, os setores mais atingidos no país foram o de serviços e comércios. No entanto, a agropecuária exibiu o melhor resultado no período, já que desde o início do ano o setor registra saldo positivo de 8,8 mil postos de trabalho.

Apesar do coronavírus não ter causado grandes impactos no estado, o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), alerta que o aumento de casos de Covid-19 no país pode ocasionar o enrijecimento das medidas de isolamento, o que por sua vez pode gerar mais demissões.
 
Os setores mais atingidos pelas demissões em 2020 foram o de serviços e comércio. Já a agropecuária exibiu o melhor resultado, pois desde o início do ano o setor registra saldo positivo de 8,8 mil postos de trabalho.

O Imea, Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária alerta que o aumento de casos de Covid-19 no país pode ocasionar o enrijecimento das medidas de isolamento, o que por sua vez pode gerar mais demissões.
 
 Imprimir