Imprimir

Imprimir Notícia

05/06/2020 às 08:30 | Atualizada: 05/06/2020 às 08:43

Mauro mantém suspensão das aulas por mais 30 dias; Emanuel também descarta retorno

Camilla Zeni

As aulas nas escolas públicas de Mato Grosso deverão permanecer suspensas por, pelo menos, mais 30 dias. O prazo foi concedido pelo governador Mauro Mendes (DEM), em novo decreto publicado no Diário Oficial do Estado nessa quinta-feira (4).

De acordo com a publicação, Mauro considera que em Mato Grosso ainda está vigente o estado de calamidade pública em razão da pandemia do novo coronavírus, e alega que é dever do Estado promover a proteção e recuperação da saúde da população.

Por isso, ele manteve a suspensão das atividades e deu 30 dias para o Gabinete de Situação apresentar um plano estratégico de retorno das atividades presenciais.

Leia também - Municípios vão decidir sobre o retorno das aulas nas escolas particulares

Para montar o cronograma e as ações de segurança, o governo possibilitou à Secretaria de Estado de Educação (Seduc) convidar representantes dos municípios e representantes da sociedade. 

Cabe destacar que, conforme o governador, no fim de março a secretária de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, já se reuniu com autoridades municipais para debater o tema. Além disso, uma comissão na Assembleia Legislativa também acompanha o debate. Um cronograma de retorno ainda não foi definido.

Já no município de Cuiabá, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) também descartou o retorno das atividades para as próximas semanas.

Em entrevista à rádio Nativa FM, na tarde de quinta-feira (4), o gestor afirmou que o comitê que analisa os dados do novo coronavírus tem avaliado diariamente a situação de Cuiabá e que, dentro do planejamento, as atividades escolares seriam as últimas a retornar. 

Emanuel avaliou que as escolas são ambientes onde há grande concentração de pessoas e que as unidades não estão preparadas para a implantação de algumas medidas de segurança, como o distanciamento dos alunos.

"Não é por causa do aumento de casos, é por planejamento mesmo. Já estava previsto que para as aulas, por segurança, ainda continua indefinida a data do retorno. Eu não seria irresponsável de voltar num período como esse", disse.

Até o fim do mês passado, as expectativas da prefeitura de Cuiabá era que as aulas pudessem ser retomadas a partir do dia 14 de junho. Uma reunião com representantes das escolas e do Ministério Público definiria a data. Para isso, contudo, seria necessário garantir que medidas de segurança pudessem ser aplicadas nas escolas. 

Saiba também
 
 Imprimir