Imprimir

Imprimir Notícia

05/06/2020 às 14:22

Batalhão da PM resgata 260 animais e prende 100 infratores nos primeiros cinco meses do ano

Leiagora

Guardião da natureza, o Batalhão da Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) celebra nesta sexta – feira (5), o Dia Mundial do Meio Ambiente contabilizando suas ações em favor da preservação da fauna e flora e combate diário aos crimes ambientais em Mato Grosso.

Este ano, até o mes de maio, os policiais ambientais prenderam 100 pessoas e resgataram 260 animais; 85 deles foram devolvidos ao seu habitat natural. 

O Batalhão da PM conta com 165 policiais militares distribuídos em seis unidades (Cuiabá, Cáceres, Rondonópolis, Barra do Bugres e Várzea Grande). De janeiro a maio, 189 autos de infração foram aplicados e 2415,3 kg de pescado irregular apreendido.

Os policiais do batalhão ambiental atuam em apoio a outros órgãos no combate aos crimes ambientais como Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Polícia Federal, dentre outras instituições.

Segundo levantamento do BPMPA, o patrulhamento ostensivo abordou mais de 12 mil pessoas e vistoriou 7 mil veículos.  As abordagens de rotina resultaram na apreensão de 23 armas de fogo, 288 munições em situação irregular. Combateu ainda o tráfico de animais silvestres, pesca ilegal, desmatamento de áreas de preservação ambiental dentre outros. 

Para proteger o meio ambiente e punir àqueles que não respeitam as leis ambientais, os policiais monitoram rios, estradas, parques e áreas rurais, independente do dia ou horário, seja para resgatar animais em perigo ou deter criminosos que devastam locais de preservação ambiental.

Conscientização

O comandante da sede da unidade, tenente – coronel Rodrigo Eduardo Costa destaca que o Dia Mundial do Meio Ambiente geralmente é uma data que faz a sociedade em geral reparar o que há ao redor dela, o que é a natureza. A data renova a missão dos policiais ambientais em prevenir e educar as futuras gerações para cuidar do meio em que vivem.

Em maio, o Batalhão ganhou uma nova sede administrativa no Parque Mãe Bonifácia. Localizada no bairro Duque de Caxias em Cuiabá, a unidade especializada da PM funciona em um casarão e amplia ainda mais o atendimento à população, por meio do patrulhamento preventivo e ostensivo.

O que garante a preservação e integridade do espaço público que recebe visitantes e conta com moradores que requerem cuidados e proteção como as plantas, árvores e animais.

Até o momento, os policiais já ministraram 184 palestras educativas. Eles conduzem três projetos sociais, o “Lobo Guará”, o “Agente Ambiental Mirim” e o “Crescendo e aprendendo”, que atendem ao todo mais de 2.100 crianças na capital e no interior do Estado.

As iniciativas levam informação e conhecimento às crianças e jovens que interagem com os policiais e conhecem o trabalho desenvolvido por eles. 

“Essas ações sociais são levadas a escolas, instituições e eventos públicos. Buscarmos conscientizar as futuras gerações para que percebam como é importante preservar a vida e o meio ambiente, evitando que esses jovens venham a praticar crimes contra o próximo e a natureza”, afirma tenente-coronel Eduardo.

 
Assessoria
 
 Imprimir