Imprimir

Imprimir Notícia

08/06/2020 às 16:51

Após 66 casos de covid-19 em cadeia pública, Justiça manda prefeitura isolar presos

Camilla Zeni

A Prefeitura de Alta Floresta (800 km de Cuiabá) tem 48 horas para disponibilizar um novo espaço físico que possa abrigar os presos da cadeia pública do município. A decisão foi do desembargador Pedro Sakamoto, da Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

O pedido partiu da Defensoria Pública, depois que presos do local foram diagnosticados com covid-19. Segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), atualmente 66 presos estão com a doença. 

Na decisão o desembargador ainda pediu que o Estado forneça equipamentos, estrutura e profissionais de saúde e segurança pública para tratamento, monitoramento e deslocamento dos presos, e faça testagem em massa a cada 15 dias. Foi estipulada multa de R$ 100 mil para cada dia de descumprimento da decisão. 

O despacho também reformou uma decisão anterior que permitiu a soltura de presos que haviam sido diagnosticados com a doença. Essa situação chegou a causar aflição na cidade.

Conforme a Sesp, 54 casos de covid-19 na cadeia pública foram identificados graças a uma testagem em massa realizada nos dias 3 e 4 de junho. Os testes feitos eram do tipo rápido e apontaram 53 casos de infecção assintomática e um preso com sintomas.

Outros 24 casos de infecção já eram conhecidos. Desses, dois presos morreram com a doença, oito haviam sido soltos por alvará e um ainda está no fim da quarentena.

 
Com informações da assessoria
 
 Imprimir