Imprimir

Imprimir Notícia

23/06/2020 às 08:20 | Atualizada: 23/06/2020 às 10:32

Investigado, secretário de Educação é afastado por suspeita de desvio de dinheiro

Camilla Zeni

Alvo da Operação Overlap, deflagrada pela Polícia Civil na manhã desta terça-feira (23), o secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos, foi afastado das funções, por determinação judicial. A informação é da assessoria da Prefeitura, que garantiu que vai cumprir a decisão. 

Alex Passos foi surpreendido, por volta das 6h, com a Polícia Civil em seu condomínio. Lá os agentes buscaram documentos e informações que pudessem subsidiar as investigações.

O secretário é suspeito de ter cometido desvio de dinheiro público (peculato), lavagem de dinheiro e advocacia administrativa. Se comprovados os crimes, ele pode ser condenado a mais de 20 anos de prisão, conforme a Polícia Civil.

Além dele, também foi alvo da operação o ex-secretário de Educação, Rafael Cotrim. Em sua casa, em um condomínio de luxo no Jardim Itália, os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão. 

Segundo as investigações, por meio de contratos para conclusão de reforma em uma creche no bairro CPA 3, firmados em 2012 e 2017 na gestão de Cotrim, os secretários teriam superfaturado a construção em mais de 60%, recebendo indevidamente mais de R$ 872 mil. Não bastasse, descobriu-se que a empresa responsável pelo contrato seria ligada diretamente ao atual secretário de Educação, que era ordenador de despesas naquela época.

Agora os investigadores buscam localizar novos elementos que vinculem os suspeitos às empresas, bem como documentos que indiquem a prática de atos ilícitos antecedentes à lavagem de capitais, vez que restou identificado movimentação suspeita de R$ 1 milhão.

Saiba mais sobre a operação
Secretário de Educação é alvo de operação da Polícia Civil
 
 Imprimir