Imprimir

Imprimir Notícia

23/06/2020 às 17:18

Vereador propõe CPI para investigar serviços de coleta de lixo em Cuiabá

Leiagora

Mesmo sabendo que não pode mais ser criada nenhuma Comissão Parlamentar de Inquérito e a Câmara de Cuiabá ter arquivado recentemente o pedido para investigar os gastos com o combate à covid-19 em Cuiabá, o vereador Toninho de Souza (PSDB), que inclusive é da base do prefeito, apresentou um requerimento sugerindo a abertura de uma CPI para investigar o setor de coleta de lixo urbano na Capital.

O documento foi apresentado durante sessão extraordinária desta terça-feira (23) e conta com 10 assinaturas. Conforme o vereadores, as assinaturas começaram a ser colhidas no final do ano passado.

O tucano pretende levantar três pontos com a CPI: a precariedade da prestação do serviço, valor do contrato e a forma de tratamento com os seus funcionários (garis) com jornadas absurdas e sem equipamento de proteção individual.

"Quanto ao valor verificar se está de acordo com o padrão de prestação de serviço e valor de mercado", pontuou o vereador.

A CPI, entretanto, não pode ser instaurada, uma vez que já há cinco Comissões de Inquérito em tramitação na Casa de Leis, número máximo permitido pelo Regimento Interno.

No mês passado, o vereador Abílio Junior (Podemos) também tentou emplacar a CPI do Coronavírus, para apurar os gastos do Executivo Municipal no combate ao novo vírus. O seu requerimento, entretanto, foi arquivado pela Mesa Diretora. 

Atualmente o Legislativo Cuiabano conta com CPIs do Paletó, do Saneamento, do Feminicídeo, Sonegação e Semob.
 
 Imprimir