Imprimir

Imprimir Notícia

26/06/2020 às 10:02 | Atualizada: 26/06/2020 às 10:47

Colapso: Várzea Grande tem 100% de leitos ocupados e 41 pacientes aguardando UTI

Camilla Zeni

O município de Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá, já chegou ao colapso do sistema de Saúde. Lá, todas as vagas nas unidades de Pronto Atendimento e de Urgência e Emergência estão ocupadas. 

De acordo com o secretário de saúde do município, Diógenes Marcondes, a preocupação ainda piora considerando que há 41 pessoas aguardando vagas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e nas enfermarias. Esses pacientes, segundo o gestor, tratam de covid-19.

Boletim informativo do governo do Estado, divulgado na noite dessa quinta-feira (25), apontou que Várzea Grande é a terceira cidade no ranking de mais casos da doença em Mato Grosso. Até essa data o município tinha 968 pessoas diagnosticadas com covid-19, sem considerar os casos de subnotificação. Por lá, 97 mortes já ocorreram pela doença, o que deixa a cidade com uma das maiores taxas de mortalidade. 

Marcondes ponderou que os casos da doença ainda estão em crescimento em todas as regiões de Mato Grosso, sendo que o Estado já está com 88% das UTIs comprometidas. Lembrou ainda que Várzea Grande está classificada com potencial de risco muito alto para contaminação por covid-19, assim como outras 14 cidades.

"A situação, se não for revertida, tende a se tornar dramática para todos, pois a covid-19 não escolhe classe social, não escolhe cor, nem religião, portanto, cada um tem que fazer sua parte, sob pena da conta ser a mais grave possível", avaliou o gestor.

“Ou as pessoas reveem seus conceitos quanto à pandemia do Coronavírus, ou mais vítimas se terão pela frente e não apenas em termos de óbitos, mas também em termos de convivência em sociedade e de respeito às regras mínimas”, continuou.

Quarentena obrigatória
Na segunda-feira (22), o juiz José Luiz Lindote, da Vara Especializada de Saúde Pública de Mato Grosso, determinou que Cuiabá e Várzea Grande façam quarentena obrigatória, a fim de tentar controlar as taxas da covid-19 no município.

A decisão atendeu pedido do Ministério Público do Estado, que apontou o alto risco de contaminação nas cidades e ponderou que o governo do Estado já tinha recomendado o fechamento de atividades não essenciais nesses municípios. A determinação teve início nessa quinta-feira (25) e deve durar 15 dias.

Contudo, o MP tornou a acionar a Justiça na noite de quarta-feira (24), alegando que o decreto que regulamenta a quarentena em Várzea Grande não contempla a decisão judicial. O órgão pediu que a Prefeitura faça as adequações e implante barreiras sanitárias no município, sob pena de multa de R$ 100 mil por dia.

 
Com informações da assessoria
 
 Imprimir