Imprimir

Imprimir Notícia

28/06/2020 às 10:30

Prefeito aguarda estudo do Comitê para implantar barreira sanitária

Kamila Arruda

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) aguarda a finalização de um estudo técnico do Comitê Municipal de enfrentamento à Covid-19 para efetivar a implantação da barreira sanitária na Capital. A medida foi determinada pela Justiça, em decisão que determinou a quarentena coletiva obrigatória em Cuiabá e Várzea Grande.

O emedebista, entretanto, afirma que não consegue implantar as barreiras de imediato, uma vez que a cidade possui diversas saídas. Diante disso, o emedebista aguarda a finalização deste estudo para requerer um prazo maior para implantação do sistema a Justiça.

“Eu preciso de um prazo mínimo. Não se faz barreira sanitária do dia pra noite com uma cidade com 10 entradas e saídas. Então, vou pedir um prazo no processo para ver com brevidade como poderemos resolver isso”, explicou Pinheiro.

De acordo com ele, a medida já havia sido cogitada pelo Executivo há algumas semanas, mas foi descartada pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19. “Há três semanas eu trouxe para o comitê discutir a implantação da barreira sanitária em Cuiabá, e fomos desaconselhados, não era o mais indicado, não era para o momento, não tinha estrutura. Foi uma decisão técnica, de quem estudou a vida inteira para isso”, revelou.

A barreira sanitária é um mecanismo legal utilizado pelas autoridades governamentais para impedir ou restringir a circulação de pessoas. O principal é prevenir riscos de contaminação e disseminação de doenças. Com ela, fica permitida a entrada apenas de pessoas que trabalhem em serviços essenciais na cidade. Também podem ser aplicadas medidas de segurança, como conferir a temperatura, dentre outras, para liberação do fluxo de pessoa. 
 
 Imprimir