Imprimir

Imprimir Notícia

30/06/2020 às 07:00

Sobe para 22 número de municípios em alto risco para coronavírus em MT

Alline Marques

O boletim desta segunda-feira (29) trouxe a nova lista referente à classificação de risco dos municípios e o boletim aponta que 22 cidades estão com risco muito alto para coronavírus. Sete a mais que a semana passada, mas duas também deixaram a lista.  Para chegar a esta conclusão, o estado analisa os casos dos últimos 7 dias e a taxa de ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Dentre os que não estavam na semana passada, estão Sinop, Colíder, Marcelândia, Vila Bela da Santíssima Trindade, Guarantã do Norte, Campo Novo do Parecis, Sapeza, Poxoréu e Juruena. Por outro lado, Matupá e Pedra Preta sairam da lista de alto risco. 

O governo editou na semana passada um novo decreto restringido ainda mais as medidas que devem ser adotadas pelos municípios, com base na classificação de risco para prevenir a disseminação da Covid-19.

Sendo assim, estes 22 municípios deveriam adotar a quarentena obrigatória, no entanto, somente Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis adotaram o 'lockdown', mas por força de determinação judicial. Algumas cidades do Norte do estado resistem ao lockdown, mas o Ministério Público já teria notificado os municípios para atender as recomendações do Estado. 

O Decreto estadual n° 532 foi publicado na edição extra do Diário Oficial de 24 junho. O documento altera as tabelas de classificação de risco, criando uma terceira tabela. 

O sistema de classificação que indica o nível de risco é definido por cores: muito alto (vermelho), alto (laranja), moderado (amarelo) e baixo (verde). De acordo com a definição dos riscos é necessária a adoção de medidas restritivas para o controle da propagação do coronavírus nas cidades.

Os indicadores de classificação de risco são atualizados duas vezes por semana e os resultados são divulgados nos Boletins informativos da SES-MT.

Confira a lista dos municípios em alto risco 


Os municípios com risco “muito alto” são: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sorriso, Primavera do Leste, Lucas do Rio Verde, Pontes e Lacerda, Cáceres, Nova Mutum, Campo Verde, Tangará da Serra, Sinop, Querência, Colíder, Marcelândia, Vila Bela da Santíssima Trindade, Guarantã do Norte, Porto Esperidião, Nossa Senhora do Livramento, Campo Novo do Parecis, Sapezal, Poxoréu e Juruena.   
 
 Imprimir