Imprimir

Imprimir Notícia

01/07/2020 às 14:20 | Atualizada: 01/07/2020 às 14:59

Isolamento pode evitar 35 mil contaminações e mil mortes em um mês

Camilla Zeni

A adoção das medidas de isolamento social em Mato Grosso, de forma rígida e consciente por parte da população, pode evitar que 35 mil pessoas se contaminem com a covid-19 no mês de julho. Ainda, pode evitar que mais mil pessoas percam a vida em decorrência da doença.

O levantamento foi feito pelo deputado estadual e médico sanitarista, Lúdio Cabral (PT), e apresentado durante sessão extraordinária da Assembleia Legislativa (ALMT) nessa segunda-feira (29).

O deputado apresentou que Mato Grosso já se descolou da curva nacional quando se avalia o número total de casos confirmados da doença por milhão de habitantes. Segundo apontou, o Estado está com incidência 36% superior à média nacional.

Leia também - Em MT, uma pessoa morre com covid-19 a cada hora; casos cresceram 50% em uma semana

Conforme o levantamento, se fossem mantidos os números de casos que foram registrados na última semana, com um crescimento da pandemia de 4,9% ao dia, no dia 1º de agosto Mato Grosso estaria com 74.529 pessoas diagnosticadas com covid-19.

"O que eu quero chamar a atenção aqui é para a necessidade de rigor no isolamento social. É preciso colocar governador e prefeitos na mesma mesa, todas as instituições, porque é o rigor no isolamento social que nos permitirá evitar essa situação de tragédia que já estamos vivendo e será agravada nas próximas semanas", ponderou o deputado.

De acordo com a projeção, se o Estado conseguir reduzir o índice diário da doença, é possível poupar até 35 mil pessoas da infecção. 

"Evitar 35 mil casos novos de covid-19 daqui até 1º de agosto significa poupar mais de mil vidas. Serão mil mortos a menos se conseguirmos reduzir a taxa de crescimento diário da doença, e o que vai produzir isso é a ampliação do rigor do isolamento social. É a única defesa, cientificamente comprovada, para evitarmos doentes e mortes na próxima semana", completou Lúdio.

O documento aponta que, para evitar a contaminação de 35 mil pessoas no próximo mês, Mato Grosso precisaria diminuir em quase metade o índice de crescimento diário da doença, baixando-o para 2,9%. A projeção aponta ainda que, se a redução for para 3,9%, já são 20,7 mil vítimas da doença a menos.

O médico ainda observou que Mato Grosso já vive próximo do colapso do sistema de saúde, com mais de 90% das Unidades de Terapia Intensiva, e que o próximo passo deve ser a falta de profissionais de Saúde para atenderem a população. Uma das soluções, segundo avaliou, seria melhorar a rede básica.

Os dados apresentados levam em consideração as informações divulgadas pelo governo do Estado no dia 28 de junho.
 
 Imprimir