Imprimir

Imprimir Notícia

02/07/2020 às 15:17

Abílio diz que está disposto à ajudar no combate à covid-19: 'terá o momento para investigar'

Leiagora

Abalado com a internação de familiares em decorrência da covid-19, o vereador Abilio Junior (Podemos) abaixou o tom e se colocou à disposição da Prefeitura de Cuiabá e do governo do Estado para ajudar nos trabalhos de combate ao coronavírus. Sem apontar responsáveis, o parlamentar considerou a atual situação da cidade bastante difícil. “Haverá o momento certo para investigar tudo isso”, comentou. 

O vereador fez um pronunciamento durante a sessão online da Câmara nesta quinta-feira (2) e disse que o objetivo dele é ajudar. “A minha intenção aqui não é só cobrar que venha UTI, que compre respiradores, etc. Isso é necessário, mas é mais necessário ainda, evitar que as pessoas precisem disso”, ponderou. 

De acordo com o último boletim divulgado pelo Estado, a capital tem mais de 4 mil casos confirmados e 300 mortes. 

O vereador sugeriu ainda o estabelecimento de um “Protocolo Precoce”, conforme ele, já adotado em outras cidades do país. “O uso precoce de medicamentos, já nos primeiros sintomas, ajuda a diminuir o número de pessoas que pode precisar de UTI e respiradores”, disse Abilio, citando, inclusive, que tal medida tem sido recomendada pelo Ministério da Saúde. 

Segundo o parlamentar, com o crescimento de registros da doença na Capital, o número de liminares junto à Defensoria Pública do Estado, com pedidos de UTI, aumentou, significativamente.

“Não tem para onde correr”, frisou o vereador, lembrando que vem denunciando o problema da saúde de Cuiabá desde 2017, ainda no primeiro ano de seu mandato. Em 2018, foi responsável pela “CPI da Saúde”, que contribuiu para que fosse deflagrada a operação “Sangria”, quando foram presos o secretário de Saúde (à época), médicos e empresários, envolvidos em um suposto esquema de irregularidades na prestação de serviços médicos hospitalares, principalmente os de UTI. 

“Independente das diferenças políticas ou dos nossos conflitos, estou à disposição. Estou à disposição da Câmara, da Comissão de Saúde, da Prefeitura, do Governo do Estado. O pouco conhecimento que a gente tem, se puder ajudar, eu quero ajudar. Eu não tô (sic) aqui para fazer política de oposição. Tô (sic) aqui para fazer política para as pessoas”, enfatizou Abilio.

E para encerrar, o vereador ainda comentou sobre o drama que a família vive  e alertou que não quer que as pessoas passem pelo o que ele vem passando. Abílio relatou nas redes sociais as dificuldades enfrentadas pelos familiares com a internação do avô, o pastor Sebastião
Rodrigues de Souza, 89 anos, da avó, Nilda de Paula, 90 anos, e do tio Rubens Siro de Souza, 68, todos diagnosticado com covid-19. Sebastião e Rubens estão internados na UTI e seguem intubados. 
 
Com informações da assessoria 
 
 Imprimir