Imprimir

Imprimir Notícia

02/07/2020 às 16:22 | Atualizada: 02/07/2020 às 20:26

Cuiabá antecipa toque de recolher e implanta rodízio de veículos e de pessoas - entenda

Camilla Zeni

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), anunciou nesta quinta-feira (2) que vai adiantar o início do toque de recolher imposto para a população. O novo decreto também traz a adoção do rodízio de veículos e ainda rotatividade no atendimentos vinculados ao final dos CPFs.

As mudanças já eram esperadas há duas semanas, quando a prefeitura preparou medidas mais restritivas em razão do alto risco de contaminação da covid-19 na região.

De acordo com o anúncio da prefeitura, a mudança no toque de recolher já começa nesta sexta-feira (3). Até o dia 20 de julho, a população ficará proibida de circular na cidade entre às 20h e às 5h do dia seguinte. 

Nessa regra, cabe exceção ao funcionamento de serviços essenciais, como farmácias e hospitais, clínicas veterinárias, funerárias, serviço de segurança, supermercados, servidores públicos da área de fiscalização da prefeitura e delivery de medicamentos.

A mudança no toque de recolher não atinge os restaurantes e bares que atuam com o delivery. Essa modalidade continua sendo permitida, mas com horário limitado até meia noite. 

A população só poderá sair no período do toque de recolher para acessar serviços essenciais, ou sair ou chegar no aeroporto e rodoviária.

Rodízio de veículos
A prefeitura de Cuiabá também anunciou o rodízio de veículos, que vai começar a partir do dia 6 de julho.

Veículos ímpares, com placas finalizadas em 1, 3, 5, 7 e 9, conforme o decreto, poderão rodar apenas nos dias ímpares, enquanto veículos pares, sendo eles os com finais 0, 2, 4, 6 e 8, trafegarão nos dias pares. Dessa forma, no início do rodízio, segunda-feira (6), poderão circular os carros de final par, enquanto na terça (7) rodam os de final ímpar. 

O rodízio não se aplica nos domingos e feriados, sendo permitida a livre circulação dos veículos nesses dias. Não entram no rodízio os veículos oficiais, as ambulâncias, carros funerários, veículos de delivery, ônibus e táxis e motoristas por aplicativos.

Rodízio de atendimento

O decreto municipal determina rodízio para atendimento presencial em bancos, lotéricas, supermercados e distribuidoras de bebidas. 

A sistemática vai funcionar da seguinte forma: 

 

Outras regras do decreto

Entre as novas medidas anunciadas, a prefeitura também determinou que os serviços de hotelaria e hospedagem estão proibidos de abrir os serviços de alimentos. No caso, a alimentação deve ser feita por serviço de quarto.

Por não serem considerados serviços essenciais, os móteis também ficarão fechados a partir do dia 6 de julho.

Shoppings centers e congêneres também estão proibidos de funcionar, conforme determinação judicial. 

Ônibus

Nesse período até o dia 20 de julho, a prefeitura também determinou que a frota de ônibus esteja circulando em 100%, para evitar aglomeração dos passageiros.

A recomendação expressa em decreto é que nenhum usuário de ônibus adentre o veículo se não tiver crédito no cartão para passar a catraca. A justificativa é de que muitos aguardam na parte da frente do transporte até encontrarem um vendedor ambulante para fazer a recarga do cartão, o que pode tumultuar e ajudar na proliferação da covid-19.
 
 Imprimir