Imprimir

Imprimir Notícia

02/07/2020 às 23:33 | Atualizada: 02/07/2020 às 23:45

Após pressão de empresários, Emanuel aceita discutir rodízio de carros e de pessoas

Eduarda Fernandes

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) cogita recuar da decisão de implementar rodízio de veículos e de atendimentos vinculados ao número final dos CPFs, em Cuiabá. Após pressão de empresários, o chefe do Executivo municipal aceitou se reunir com a categoria nesta sexta-feira (3) para, talvez, reavaliar as novas medidas anunciada na tarde desta quinta-feira (2), por meio do Decreto nº 7.975/2020.

Pelo decreto, já em vigor, o rodízio de veículos e CPFs passa a valer a partir da próxima segunda (6) e segue até o dia 20 deste mês, em uma tentativa de diminuir a circulação de pessoas na cidade e, consequentemente, a propagação do novo coronavírus.

Em nota, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), Gustavo de Oliveira, informou que Emanuel atendeu o pedido da entidade e manteve apenas a decisão de ampliar o horário do toque de recolher, começando a partir das 20h. “As outras medidas serão avaliadas e discutidas com a Fiemt antes de segunda-feira, quando entram em vigor”, diz trecho da nota.

Contudo, até as 23h30 desta quinta, não houve anúncio oficial de desistência dessas medidas por parte de Emanuel.

Conforme o decreto, placas com final ímpar poderão circular em dias ímpares. Já placas com final par, em dias pares. Durante o período de vigência da norma, quem circular nas vias de Cuiabá com veículos cujo último número da placa não estiver autorizado cometerá infração média e pode receber multa de R$ 130,16, além de perder quatro pontos na carteira.

Só poderão circular os veículos oficiais devidamente identificados; às ambulâncias; a veículos utilizados nos serviços funerários; a veículos utilizados para entrega de produtos via sistema delivery, devidamente identificados; a veículos utilizados no transporte público coletivo municipal; e aos taxis e veículos utilizados por motoristas de transporte remunerado privado individual de passageiros, devidamente credenciados e identificados. O rodízio não vale para os domingos.

Rodízio de atendimento
O decreto municipal também determinou o rodízio para atendimento presencial em bancos, lotéricas, supermercados e distribuidoras de bebidas, de acordo com o último número do CPF do cliente.

Na segunda, quarta e sexta-feira, podem ser atendidas as pessoas cujo CPF termina em 0, 1, 2, 3 e 4. Já na terça e quinta e no sábado, as pessoas com CPF terminados em 5, 6, 7, 8 e 9. O domingo é liberado.
 
 Imprimir