Imprimir

Imprimir Notícia

04/07/2020 às 08:10 | Atualizada: 04/07/2020 às 08:11

Pastor na UTI, rodízio de veículos, reforma da previdência e investigação marcaram a semana

Camilla Zeni

Nessa semana, a população mato-grossense, principalmente os moradores de Cuiabá, viveram dias intensos. Teve anúncio de toque de recolher a partir das 20h, de rodízio de carros e pessoas - o que pegou muita gente de surpresa. A internação de dois pastores da Assembleia de Deus, que, com covid-19, mobilizaram a família para conseguir adotar um protocolo de medicação que acham correto. 

Na Assembleia Legislativa, os deputados finalmente aprovaram, em primeira votação, a reforma da previdência estadual, que vai impactar significativamente na vida dos servidores públicos. A Comissão de Saúde da casa também aproveitou para apresentar uma moção de repúdio contra o secretário de saúde de Cuiabá, que afirmou que os médicos estão se acovardando frente ao combate da covid-19.

Também sobre Cuiabá, o Ministério Público Federal anunciou que vai investigar denúncias de irregularidades no antigo Pronto-Socorro. E o Tribunal de Contas do Estado pediu que o prefeito Emanuel Pinheiro faça uma gestão mais eficiente na saúde e educação municipal. Teve ainda o conselheiro afastado do TCE, Waldir Teis, que foi preso depois de fugir com cheques durante uma operação policial

Confira o que foi destaque nas editorias:

CIDADES

1. Aos 67 anos, médico cirurgião de Cuiabá supera covid-19 e fala sobre medo da morte 

Em meio a tantas notícias sobre óbitos causados pela covid-19, o Leiagora traz o relato de superação de Osmar Augusto Teixeira, médico cirurgião há 42 anos, morador de Cuiabá. Aos 67 anos e diabético, Osmar venceu a doença pandêmica. Hoje com leveza, ele fala do medo que sentiu ao enfrentar o novo coronavírus e comenta sobre a lição aprendida.

2. Pastor Sebastião está na UTI e família pede uso da cloroquina
O vereador por Cuiabá Abílio Brunini Júnior (Podemos) fez um apelo nas redes sociais para que seu avô Sebastião Rodrigues de Souza, 89 anos, e seu tio Rubens Siro de Souza, 68, ambos diagnosticados com covid-19, sejam tratados com cloroquina, hidroxocloroquina, azitromicina pelo hospital particular onde estão internados, na Capital. Sebastião e Rubens são pastores e líderes da igreja Assembleia de Deus. Segundo a última atualização, o pastor Sebastião teve o quadro da doença agravado e acabou intubado.

3. Cuiabá antecipa toque de recolher e implanta rodízio de veículos e de pessoas - entenda 
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), anunciou nesta quinta-feira (2) que vai adiantar o início do toque de recolher imposto para a população. O novo decreto também traz a adoção do rodízio de veículos e ainda rotatividade no atendimentos vinculados ao final dos CPFs.

POLÍTICA

1. Saiba quais são as novas regras da previdência aprovadas na ALMT
Os deputados da Assembleia Legislativa aprovaram, nessa semana, em primeira votação, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da previdência, com três emendas ao texto inicial. O Leiagora detalhou, portanto, como ficariam as novas regras caso a mesma proposta seja aprovada na segunda votação.

2. Emanuel exonera servidores da vice-prefeitura e reduz estrutura de Niuan
O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) exonerou todos os 10 servidores diretamente ligados ao vice-prefeito, Niuan Ribeiro (Podemos), que está rompido com o chefe do Executivo. O que chamou mais atenção foi a exoneração de uma servidora que está de licença maternidade. Dominique Moura Biancardini entrou de licença em março e foi desligada do cargo nesta quinta-feira (2). 

3. Ex-diretor afirma que secretário 'chefiou' licitação dos semáforos e mandou dar seguimento
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Semob, que investiga a contratação de semáforos inteligentes em Cuiabá, ouviu nessa semana o ex-diretor de Licitação e Contratos (Delc), Flávio Taques. Aos vereadores, ele afirmou que o secretário de mobilidade, Antenor Figueiredo, foi quem determinou que desse continuidade na elaboração do contrato, mesmo sem sanar todas as dúvidas da Procuradoria Geral do Município (PGM).

JUDICIÁRIO

1. MPF vai investigar irregularidades no pronto-socorro de Cuiabá e retaliação a médicos 
O Ministério Público Federal (MPF) protocolou, nessa quarta-feira (1º), uma representação sobre irregularidades encontradas no Hospital e Pronto-Socorro de Cuiabá, como a falta de medicamentos e equipamentos, e retaliações sofridas pelos médicos que fizeram as denúncias.

2. TCE: Cuiabá reduziu em até 43% investimentos na Saúde e Educação 
Apesar de cumprir com o limite mínimo de investimentos na Educação e da Saúde, previstos na Constituição Federal, a Prefeitura de Cuiabá tem aportado cada vez menos recursos para essas áreas. A constatação foi feita pela conselheira interina do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Jaqueline Jacobsen, ao analisar as contas de governo de 2018 da prefeitura.

3. Caso do dinheiro no paletó fica 'travado' com pedido de novas diligências
Próximo de completar três anos de quando veio à tona, a cena do prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) enchendo os bolsos do paletó com maços de dinheiro no gabinete de Silvio César Corrêa de Araújo segue sem uma sentença da Justiça. Silvio gravou a entrega de dinheiro para ao menos oito aliados do ex-governador Silval Barbosa que eram deputados entre 2012 e 2013.

POLÍCIA

1. Bandidos morrem em troca de tiro com Rotam na estrada do Manso
Uma troca de tiro resultou em quatro mortos na estrada de Manso. A ocorrência segue em andamento com os peritos da Politec, policiais civis e equipe do Instituto Médico Legal que estão na região para investigar o caso. 

2. Quadrilha especializada em roubo de carga é presa com três carretas de milho
Quatro homens e uma mulher foram presos acusados de integrar uma quadrilha de roubo de carga de grãos em Mato Grosso. A prisão ocorreu nessa terça-feira no município de Novo Mundo, no Norte do estado. A polícia conseguiu recuperar três carretas de milho e segue com a investigação para recuperar o restante da carga.

3. Mulher é presa por homofobia, faz vários xingamentos e diz: 'veado não entra no céu' 
Uma mulher em total descontrole emocional acabou presa por crime de homofobia durante um ataque de fúria no Terminal Rodoviário de Lucas do Rio Verde. A suspeita xingou um funcionário de uma agência de viagem cometendo crime de injúria e homofobia pela orientação sexual da vítima, proferindo ofensas como “veadinho, bicha, odeio veado, vou te matar e veado não entra no céu”. O caso ocorreu no domingo (29), dia em que se comemora o Orgulho LGBTQIA+.


ENTRETÊ


1. Amigos vendem pizza para pagar cirurgia de estudante que teve joelho fraturado

Ao cair se exercitando no prédio onde mora em Cuiabá, Bruno Pitaluga, 24 anos, torceu a perna e o joelho, fraturando a tíbia – ossos longos localizados entre os pés e os joelhos. Como acidente, ele contraiu dívidas diante da necessidade de uma cirurgia, que irá lhe custar R$ 8 mil.  Para ajudar o jovem, que é estudante de Engenharia Florestal da UFMT, amigos se mobilizaram para vender pizzas como forma de arrecadar o valor.

2. Com humor, atriz experimenta teatro virtual em 'sessões de terapia online'​
Cenas curtas de cerca de 20 minutos, feitas em dupla via live no Instagram, é uma alternativa encontrada pela atriz mato-grossense Ana Carolina Siqueira, que pretende, ainda, experimentar outras plataformas para desenvolver seus trabalhos e estudos durante a pandemia.

3.  Chef comemora aniversário assando 'costelão de chão' para ação solidária
Prestes a completar 40 anos, o chef de cozinha Thiago Ferreira resolveu fazer uma ação solidária entre amigos para celebrar a data respeitando as medidas de distanciamento social. Em casa, ele irá assar um ‘costelão de chão’ para retirada com contrapartida de dois litros de leite e roupas velhas para doação. “Será uma forma de retribuir com a gratidão à vida e oferecer ajuda para quem precisa de verdade”.
 
 
 Imprimir