Imprimir

Imprimir Notícia

03/07/2020 às 20:09 | Atualizada: 03/07/2020 às 20:11

Sesp confirma 4 casos de covid-19 na PCE e deixará equipe de saúde de plantão no fim de semana

Eduarda Fernandes

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) confirmou que apenas quatro reeducandos da Penitenciária Central do Estado (PCE) tenham testado positivo para covid-19, sendo um já recuperado, e negou a existência de 600 presos com suspeita coronavírus.

Segundo a direção da PCE, todo raio 1 e o shelter foram isolados. Juntos somam cerca de mil presos, pois alguns deles aparecem com quadro gripal. A informação foi passada pelo diretor da PCE, Agno Ramos, durante videoconferência realizada na tarde desta sexta-feira (3) para discutir o cumprimento da decisão judicial que obriga o estado garantir médicos de plantão aos finais de semana na penitenciária. 

A videoconferência reuniu o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, o secretário adjunto de Administração Penitenciária, Emanoel Flores, com representantes da Secretaria Estadual de Saúde, Secretarias Municipais de Saúde de Cuiabá e Várzea Grande, juiz de Execução Penal, Geraldo Fidélis, representantes da Defensoria Publica, Ministério Público e o Conselho da Comunidade da Vara de Execução Penal (Concep).

Leia também - Juiz identifica 600 presos da PCE com suspeita de covid-19

A secretaria grarantiu o cumprimento da decisão a partir deste fim de semana, dentro do prazo estabelecido, para implantação de uma equipe de saúde de plantão. 

A decisão do juiz da Vara de Execução Penal, Geraldo Fidélis, manda a Sesp convocar os profissionais da área da Saúde lotados no Sistema Penitenciário para atuar em plantão no fim de semana, o que já foi acatado e os profissionais de saúde de Cuiabá e Várzea Grande estarão de prontidão, caso seja necessário.

A Sesp explicou ainda que dentro da PCE há uma unidade básica de saúde para atendimento dos presos de segunda a sexta-feira. Com a decisão, haverá plantão de saúde aos fins de semana também. Além disso, foram encaminhados mais medicamentos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos servidores do sistema penitenciário, adquiridos com recursos próprios e do Conselho da Comunidade da Vara de Execução Penal (Concep) e do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Os casos graves, se surgirem, devem ser transferidos para a Policlínica do Verdão, no caso da Covid-19, ou no Hospital Municipal de Cuiabá, em caso de outras doenças graves como infarto, por exemplo.

A representante da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, Nilva Maria Fernandes de Campos, e o secretário municipal de Saúde de Várzea Grande, Diógenes Marcondes, disseram na reunião que não é possível ter um protocolo de atendimento diferente do que já é ofertado para a população.

Os casos de sintomas leves devem ser tratados nas unidades básicas de saúde, e os casos mais graves nas policlínicas e UPAs para aguardar leito e ser encaminhado aos hospitais de referência.

Testagem

Também foi repassado pela representante da SMS de Cuiabá que o protocolo de aplicação dos testes rápidos deve ser cumprido apenas em pessoas sintomáticas, com mais de oito dias de aparição dos sintomas. Da mesma forma, o RT-PCR, que é feito com a coleta de secreções, deve ser feito entre o terceiro ao quinto dia de sintoma, com pedido médico, pois o mesmo é testado pelo Laboratório Central (Lacen).

A testagem em presos sintomáticos tem sido realizada pela equipe médica da unidade. Foram 31 casos testados até o dia 02 de julho, em presos sintomáticos, sendo que 27 deram negativo. O Governo do Estado forneceu mais de 500 testes para atender a PCE.

Em relação à decisão judicial citando a testagem, o juiz estabeleceu que isso deverá ser enfrentando nos autos que foram instaurados a pedido da Defensoria Pública, que havia conseguido liminar no dia 19 de junho, determinando que o Hospital Universitário Júlio Muller apresentasse, em três dias, o melhor método de testagem em massa para os presos. Mas, até o momento a medida não foi adotada.

 
Com informações da Sesp
 
 Imprimir