Imprimir

Imprimir Notícia

04/07/2020 às 20:36 | Atualizada: 04/07/2020 às 20:52

Em live, Niuan dispara críticas à gestão de Emanuel Pinheiro

Eduarda Fernandes

Depois de ver a estrutura de gabinete ser completamente desmontada, o vice-prefeito de Cuiabá, Niuan Ribeiro (Podemos), não poupou críticas ao prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) na noite deste sábado (4) durante transmissão ao vivo feita pelo Instagram. 

A transmissão foi iniciada pelo perfil do professor e advogado Carlos Rafael, que convidou Niuan para dividir uma espécie de “sala virtual” onde ambos fizeram apontamentos sobre a forma como Emanuel tem comandado o Executivo municipal. O tema da “live” foi “Cuiabá: um barco sem rumo”.

“Faz tempo que a gente não fala a mesma língua”, lamentou o vice-prefeito ao declarar que sua relação com Emanuel já não está boa há muito tempo. 

Niuan disse que foi muito perseguido por ter amizade com vereadores da oposição, mas ponderou que também mantém um bom relacionamento com vereadores da base. Neste contexto, reclamou que as pessoas confundem essas relações e que uma não inviabiliza a outra. “Cheguei ao ponto de me anular por querer atender a gestão. [...] Sinceramente, o trabalho dele sempre foi me deixar o mais afastado da gestão”, reclamou.

O vice-prefeito declarou que nunca foi chamado para participar da comissão que delibera sobre as medidas restritivas em decorrência da pandemia, mas sempre prezou pelo diálogo ao invés do confronto direto. “Eu prefiro um mau acordo do que uma boa briga, mas infelizmente algumas pessoas confundem isso com fraqueza. Elas vão se surpreender, isso não é fraqueza”, alertou.

Niuan também pontuou que uma gestão transparente tem o dever de apontar onde aplica seus investimentos “ao invés de ficar falando que está no portal transparência”. “A população não deveria ter que perguntar todo o tempo onde esse dinheiro foi aplicado. Estamos no meio de uma pandemia, estamos lidando com vida. Essa é uma resposta que todos querem saber e eu também. Eu tento ao máximo me manter calado para não atrapalhar a gestão, porque uma briga só atrapalha”.

Perguntado sobre um possível pedido de renúncia, Niuan respondeu que “vai continuar ajudando as pessoas e participando da política”. Declarou que tem compromisso com a população, com vereadores e com sua família e admitiu que futuramente tem pretensão de encabeçar uma disputa. 

Entenda
Nesta semana, Emanuel exonerou todos os servidores da vice-prefeitura. Foram exoneradas 10 servidores que atuavam diretamente ligados a Niuan, que está rompido com o chefe do Executivo. O que chamou mais atenção foi a exoneração de uma servidora que está de licença maternidade. Dominique Moura Biancardini entrou de licença em março e foi desligada do cargo na quinta-feira (2).

A Prefeitura informou, em nota, que o ato faz parte da reforma administrativa, considerou um erro a exoneração da servidora e disse que será corrigido. Adiantou ainda que o vice terá direito apenas ao chefe de gabinete, uma assessora de imprensa e um motorista.

Na transmissão ao vivo, Niuan também anunciou que está estudando meios jurídicos para tentar reverter a exoneração em massa que “desestruturou toda a vice-prefeitura”.
 
 Imprimir