Imprimir

Imprimir Notícia

05/07/2020 às 09:10

Conselho emite nota em defesa de secretários de Saúde e equipes do SUS de MT

Eduarda Fernandes

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT) emitiu nota em defesa dos secretários(as) de Saúde dos municípios mato-grossenses e de todas as equipes do Sistema Único de Saúde (SUS). O teor da nota foi divulgado no portal da Prefeitura de Cuiabá.

“Em momentos de pandemia, estamos assistindo uma crescente desvalorização do SUS e dos(as) gestores(as) de saúde por pessoas, entidades políticas e mesmo veículos de imprensa em busca de um culpado em meio ao atual cenário em que o novo coronavírus tem atingido o pico em Mato Grosso”, inicia.

O conselho diz se ver no direito de ser porta-voz desses gestores de saúde e pontua que não admitirá e nem irá compactuar com as acusações contra as secretarias municipais de Saúde e suas equipes. “Nós vamos continuar defendendo os(as) gestores(as) e os municípios”, assegura.

O Cosems declara ser testemunha do quanto esses gestores de saúde trabalham incansavelmente para garantir o melhor atendimento aos munícipes. “Assistimos diariamente a angústia dos(as) gestores(as) por acesso, por leitos de UTI e o desespero nos grupos de whatsapp. Acompanhamos a busca por atualização, web reuniões, leituras das novas portarias e preocupação com os altos preços dos equipamentos de proteção individual (EPIs) e mesmo medicamentos. Também vemos a alegria com que divulgam os vídeos dos pacientes curados”, comenta.

Na busca de demonstrar o quanto os gestores de saúde e suas equipes fazem por Mato Grosso, o Cosems divulga semanalmente um clipping, que reúne as principais ações de saúde promovidas nos municípios.

“Somos testemunhas e admiradores dos(as) Secretários(as) de Saúde, que conhecem como ninguém as características e realidades de cada município e que trabalham de forma realmente efetiva para atender a cada uma dessas realidades. São choros, angústias e alegrias que não podem ser minimizados. Temos orgulho do SUS, temos orgulho dos(as) gestores(as) de saúde, temos orgulho das equipes. Seguiremos em defesa do que sabemos ser verdade”, conclui.
 
 Imprimir