Imprimir

Imprimir Notícia

07/07/2020 às 09:25 | Atualizada: 07/07/2020 às 10:19

Secretário é investigado por contratações temporárias após concurso

Camilla Zeni

O Ministério Público de Mato Grosso abriu uma investigação contra o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, por contratações irregulares. 

De acordo com o promotor Célio Fúrio, responsável pela investigação, chegou ao Ministério Público a informação de que diversas contratações temporárias estavam sendo feitas no sistema socioeducativo. 

Essas contratações seriam por meio de processos seletivos simplificados, e aconteceram mesmo que a Sesp já tenha candidatos aprovados em concurso público esperando no cadastro reserva.

Conforme o Ministério Público, o concurso, aberto em 2018, foi homologado no dia 7 de abril deste ano. Até o momento, nenhum dos candidatos aprovados foi chamado para se apresentar ao trabalho. 

Consta do documento que 59 profissionais temporários teriam sido chamados, no dia 12 de maio, para trabalharem em Lucas do Rio Verde e em Cuiabá, ou seja, depois que o concurso público foi homologado.

"Considerando que existem nos autos elementos iniciais que justificam a instauração de inquérito civil para apurar fato autorizador da defesa e tutela dos interesses ou direitos a cargo do Ministério Público, resolvo instaurar o inquérito civil para apurar eventuais atos de improbidade administrativa", decidiu Célio Fúrio.

O promotor determinou que o secretário Alexandre Bustamante seja oficiado sobre o inquérito e justifique, por escrito, o motivo de ter contratado temporários ao invés de convocar os aprovados no concurso público.
 
 Imprimir