Imprimir

Imprimir Notícia

08/07/2020 às 13:31 | Atualizada: 08/07/2020 às 13:34

Após acionar a Justiça, governo aguarda chegada de 50 respiradores ainda nesta quinta

Camilla Zeni

O governo de Mato Grosso anunciou nesta quarta-feira (8) que, depois de três meses de espera, finalmente deve receber os 50 aparelhos de respiração eletrônica que foram adquiridos para auxiliar no combate à covid-19.

A expectativa é de que os equipamentos cheguem a Mato Grosso nessa quinta-feira (9). Eles já foram despachados, por meio da companhia aérea Azul, no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

Os aparelhos, que tiveram custo de R$ 2,1 milhões, foram adquiridos com a empresa Magnamed Tecnologia Médica S.A em abril deste ano. No entanto, a empresa acabou tendo sua fabricação requerida administrativamente pelo governo federal.

O caso foi parar na Justiça, conforme o Leiagora noticiou. A alegação da União era de que o estoque de respiradores deveria ser administrado pelo Ministério da Saúde, para evitar que estados com mais recursos financeiros comprassem em larga escala e deixassem desprovidos os estados com menos condições.

Apesar da alegação, o Supremo Tribunal Federal determinou, pelo menos três vezes, que a empresa fizesse a entrega.

Nessa terça-feira (8), após ter cumprido 14 dias de isolamento domiciliar em razão de ter testado positivo para a covid-19, o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, foi para São Paulo, na tentativa de viabilizar os aparelhos pessoalmente. A viagem foi anunciada por ele ainda de manhã, quando também revelou que já estava curado da doença.

Covid-19 em MT
Atualmente, Mato Grosso é considerado epicentro da epidemia no país, considerando a rapidez com que os casos e as mortes têm crescido na região. Além disso, o estado enfrenta déficit de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento da covid-19.

Conforme levantamento do governo, divulgado nessa terça-feira, a taxa de ocupação das UTIs estaria em 93,2%. Contudo, a fila de espera por uma vaga supera 80 pessoas só na região metropolitana de Cuiabá.

O caso chamou a atenção da mídia nacional, que noticiou, nessa terça-feira, que os moradores já estão recorrendo a transferência para outros estados. 
 
 Imprimir