Imprimir

Imprimir Notícia

10/07/2020 às 10:22

UFMT define detalhes da flexibilização de aulas da graduação

Leiagora

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) aprovou, nesta quarta-feira (8), a redação definitiva da minuta de resolução de flexibilização curricular da graduação a partir da oferta de disciplinas com o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) durante a pandemia da Covid-19.

A proposta teve a colaboração da comunidade acadêmica, a partir do envio de sugestões a uma comissão composta por seis conselheiros,e com a discussão realizada pelo próprio Consepe, durante as quatro reuniões realizadas sobre a minuta.

Além de definir quais TIC e meios digitais poderão ser utilizados nas estratégias de ensino-aprendizagem, a resolução aborda o planejamento dos componentes curriculares, o desenvolvimento de atividades avaliativas, o registro da frequência dos discentes, a forma de matrícula e cancelamento da disciplina, o cronograma da oferta de componentes curriculares e disposições finais.

A resolução também estabeleceu que o Conselho nomeará uma comissão especial para acompanhamento da flexibilização, a ser composta por dois docentes, dois discentes e um servidor técnico-administrativo educacional. Caberá a este grupo receber sugestões, reclamações, denúncias, elogios e dúvidas e dar os andamentos necessários, além de  propor ao Consepe novas alterações no documento, de acordo com a resolução aprovada.

A decisão sobre quais disciplinas  serão  flexibilizadas  dependerá da decisão do colegiado de cada curso, respeitando suas especificidades.
 
 Imprimir