Imprimir

Imprimir Notícia

10/07/2020 às 11:29 | Atualizada: 10/07/2020 às 11:36

Arena Pantanal deve ser posto de triagem e testagem para covid-19

Camilla Zeni

O governo de Mato Grosso planeja ampliar a testagem de covid-19 na população, depois de ser apontado com um dos estados que têm o menor índice de testes. Com isso, a Arena Pantanal, em Cuiabá, deve se tornar um centro de triagem e aplicação de exames na região metropolitana. 

A informação foi adiantada pelo secretário estadual de saúde, Gilberto Figueiredo, em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (10). 

De acordo com o secretário, já foram comprados alguns equipamentos necessários para o centro de testagem, além de 400 mil testes rápidos para serem aplicados na população. Eles devem chegar na próxima semana, quando o governo deve explicar o funcionamento do sistema de testagem.

Até então, segundo Gilberto, os testes aplicados no local serão do tipo “rápido”. Ele reconhece que esses exames não são os mais precisos, mas ponderou que devem auxiliar o estado a identificar, de forma precoce, casos da covid-19.

Gilberto também explicou que o governo não tem muitos insumos para aplicar o exame PCR - considerado “padrão ouro” para detectar a doença. “Os insumos para teste PCR são providos, em sua maioria, pelo Ministério da Saúde, e os recursos recebidos para fazê-los são muito pouco”, disse, acrescentando que, no entanto, o governo conseguiu fazer a aquisição de alguns insumos.

Pelo planejamento do Estado, na Arena serão feitas consultas, triagens e testes, estando descartada, portanto, a possibilidade de o local se tornar um hospital de campanha. 

Atualmente, Mato Grosso se vê em um dilema no qual de um lado está o sistema de saúde colapsado, com 98% das Unidades de Terapia Intensiva ocupadas, e, do outro, a falta de profissionais para atuarem no combate à pandemia. Segundo o Estado, cerca de 200 novos leitos devem ser abertos nas próximas semanas, caso o governo consiga resolver o problema da falta de profissionais.

De acordo com o último balanço da Secretaria Estadual de Saúde, Mato Grosso já registrou mais de 26,3 mil diagnósticos de covid e 961 óbitos. Em relação aos testes, 1.398 exames aguardam análise do Laboratório Central do Estado.
 
 Imprimir