Imprimir

Imprimir Notícia

10/07/2020 às 13:33

Governo entrega novos leitos de UTI para Covid-19 em Sinop

Leiagora

O Governo do Estado, via parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) e o Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires, inaugura nesta sexta-feira (10.07) nove novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Regional de Sinop.

Com o incremento, o hospital passa a ter 29 leitos de UTI exclusivos para o tratamento da Covid-19; a unidade regional ainda oferece 23 leitos clínicos para o atendimento de pacientes com coronavírus.

Leia mais: Carros de quem estiver em festas clandestinas em Cuiabá serão guinchados


Os novos leitos contam com toda estrutura necessária para o funcionamento, conforme preconiza o Ministério da Saúde. Os monitores e ventiladores mecânicos foram adquiridos pelo consórcio e o Governo do Estado contratou mais 40 profissionais para esses leitos de UTIs, além de fornecer medicamentos e insumos para atendimento das demandas.

“Estruturar a rede de saúde contra o coronavírus em Mato Grosso é nossa prioridade, por isso, trabalhamos em parceria com as prefeituras e consórcios. Não estamos medindo esforços para atender aos pacientes com a Covid-19. Essas UTIs salvarão muitas vidas no interior do Estado”, afirmou o secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.




Além de atender as demandas dos moradores de Sinop, o Hospital Regional é referência para outros 14 municípios da Região de Saúde do Vale do Teles Pires. Portanto, a ação de ampliação dos leitos beneficia diretamente uma população de aproximadamente 433.441 mil pessoas, de acordo com a população estimada pelo IBGE.

"Essa ampliação é fruto de um esforço conjunto do Estado com o Consórcio Público. São vários os desafios até a entrega da UTI, mas cada dificuldade vale a pena, pois, com esses leitos, daremos mais chances de vida às famílias que necessitam do atendimento para tratar da Covid-19”, avalia o diretor do Hospital, Jean Carlos Alencar da Silva.

O diretor do hospital parabeniza toda equipe da SES, que trabalha no planejamento e na estruturação da saúde durante a pandemia. Ele lembra que, devido a esse esforço conjunto, o hospital já inaugurou 20 leitos de UTI nos últimos meses. “Pretendemos implementar mais dez leitos nos próximos 30 dias”, informa Jean. 

A estrutura do Hospital Regional de Sinop também conta com outros dez leitos de UTI e 48 de enfermaria para atender as demandas de outras doenças, que não sejam a Covid-19.
 
 Imprimir