Imprimir

Imprimir Notícia

14/07/2020 às 17:45

Para incentivar doação, deputado quer disponibilizar testes rápidos no Hemocentro

Camilla Zeni

Um projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) pretende incentivar a doação de sangue no estado por meio de uma permuta. É que, pela proposta, o Hemocentro passaria a disponibilizar testes rápidos para covid-19 aos doadores.

A proposta partiu do deputado estadual Elizeu Nascimento (DC), que destacou que a pandemia do novo coronavírus acabou por abaixar ainda mais os estoques de sangue do banco estadual. 

O deputado apontou que Mato Grosso teve crescimento substancial no número de casos de covid-19 e óbitos pela doença, o que também impacta no número de pessoas internadas nos hospitais.

“Nesse sentido, visando fomentar a doação de sangue nesse período crítico de pandemia, apresento o presente projeto de lei, garantindo ao doador o fornecimento gratuito de testes rápidos (ensaios imunocromatográficos) para a pesquisa de anticorpos ou antígeno do SARS-COV-2 (novo coronavírus - covid-19) medida que, certamente trará relevantes contribuições para reposição e aumento do banco de sangue do MT Homocentro”, justificou o parlamentar.

Conforme o projeto, a aplicação do teste rápido é gratuita e deve ser feita por profissionais do Hemocentro. O resultado, seja positivo ou negativo, deve ser repassado para a Secretaria de Estado de Saúde e às secretarias municipais, por meio dos canais pré-estabelecidos.

Apesar de ser um incentivo ao aumento de doações, Elizeu frisou no projeto que o banco de sangue deve seguir o ritmo já impresso nessa pandemia, de agendamento para a doação. 

O deputado também justificou que o Estado não deverá ter ônus com o projeto uma vez que ele possibilita tanto aumentar o banco de sangue quanto a taxa de testagem para covid-19 na população. Cabe lembrar que, atualmente, Mato Grosso é um dos estados com o menor índice de testagens, segundo a Fiocruz.

O texto foi apresentado no plenário da Assembleia no dia 8 de julho e ainda deve tramitar pelas comissões até ser colocado para votação. Se aprovada, a proposta vai para a sanção do governador e, então, se torna lei estadual.
 
 Imprimir