Imprimir

Imprimir Notícia

25/07/2020 às 18:40 | Atualizada: 25/07/2020 às 18:40

Todos os vereadores de Cuiabá devem participar do pleito deste ano

Kamila Arruda

Os 25 vereadores por Cuiabá devem disputar a eleição municipal em 15 de novembro deste ano, porém, alguns deles visam a Prefeitura de Cuiabá e não a reeleição: são eles Abílio Junior (Podemos), Adevair Cabral (PTB) e Felipe Wellaton (Cidadania). O presidente da Câmara, Misael Galvão (PTB), também já foi lançado pré-candidato a prefeito pela sigla, mas ainda não admite a possibilidade e articula uma indicação para vice, caso Emanuel Pinheiro (MDB) decida concorrer novamente. 

Wellaton e Abílio ensaiam uma candidatura a prefeito e devem estar juntos no projeto da oposição. Uma pesquisa deve definir qual dos dois vai liderar essa disputa. O membro do Podemos inclusive reafirmou sua pré-candidatura a prefeito esta semana nas redes sociais.

Ambos, inclusive, trocaram de partido para se garantirem na disputa. Felipe deixou o PV pelo Cidadania e Abílio saiu do PSC para o Podemos. A intenção do grupo é dar uma alternativa para a população cuiabana e tirar Emanuel do comando do Executivo.

Já Adevair Cabral, defensor ferrenho da atual administração, está sendo cotado para vice do atual chefe do Executivo Municipal, com o aval de Misael. O problema é que o prefeito segue sem definição sobre seu projeto político. O nome do parlamentar está sendo trabalhado para o cargo desde o ano passado.

Os demais vereadores devem seguir para a reeleição. Atualmente, 13
legendas possuem representatividade na Câmara de Cuiabá. A grande maioria da base do prefeito como PSDB, Progressistas, PSB, PL, MDB, PTC, PTB, Avante e PV. Mesmo sem definição, Emanuel inclusive já comentou que conta com essas siglas para o projeto à reeleição. 

Da base, as 
maiores bancadas são do PSDB e dos Progressistas, cada uma com três parlamentares. A legenda tucana é representada pelos vereadores Toninho de Souza, Ricardo Saad e Renivaldo Nascimento. Já os progressistas são Luis Claudio, Marcrean Santos e Orivaldo da Farmácia.

Já na oposião estão Podemos, Cidadania, DEM, Solidariedade e PSD, que juntos contam com nove vereadores. 
 
 Imprimir