Imprimir

Imprimir Notícia

21/07/2020 às 15:30

Aplicativo Teams vai auxiliar alunos e professores nas aulas não presenciais

Leiagora

Uma parceria firmada entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Microsoft Corporation vai disponibilizar a todos os estudantes e professores da rede estadual de ensino o aplicativo Teams, uma ferramenta que vai auxiliá-los nas aulas não presenciais (online). As aulas na rede estadual serão retomadas a partir do dia três de agosto, de forma não presencial (online e off-line).

O aplicativo faz parte do pacote Microsoft 365, que oferece meios para viabilizar a aprendizagem online, com ferramentas que promovem a interação entre estudantes e professores. O aplicativo Teams é uma multiplataforma que pode ser utilizada a partir de um desktop (computador pessoal), notebook, tablet ou dispositivo móvel (celular).

Ao acessar o Teams, os professores poderão interagir com os estudantes, compartilhar arquivos e sites, criar blocos de anotações de classe, além de disponibilizar tarefas e questionários. Os estudantes poderão participar de webconferências com os colegas de classe.

A Seduc, em parceria com a Microsoft, está gerando e-mails institucionais para professores e estudantes. Estão previstas a criação de 15 mil contas de e-mails para os professores e mais de 360 mil contas para os alunos. O esforço engloba também a criação de todas as equipes de professores e alunos conforme as turmas existentes nas escolas.

A conclusão da criação das contas e organização das turmas está prevista para a próxima semana.

As contas serão disponibilizadas por meio de uma página no portal Aprendizagem Conectada (www.aprendizagemconectada.mt.gov.br). Na página também estarão disponibilizadas as instruções de acesso.

Para o atendimento aos professores e estudantes, a Seduc conta com dois canais de suporte, pelo 0800 65 1717 e pelo e-mail helpdesk@educacao.mt.gov.br

Formação
A Seduc vai ofertar formação aos profissionais da educação (efetivos e contratados) para qualificação sobre o uso de tecnologias que serão usadas nas aulas não presenciais, como o uso de recursos tecnológicos da Microsoft Teams. O processo de formação já está ocorreu para 150 profissionais da rede estadual, sendo 130 professores dos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapros) e 20 profissionais do órgão central da Seduc.

Esses 150 professores serão os multiplicadores para os demais profissionais da educação, que passarão pela formação entre os dias 15 e 30 de julho.

Retorno das aulas
As aulas não presenciais serão organizadas em cinco etapas: produção do material escolar, com a organização semanal de estudos e planejamento do professor; disponibilização do material escolar; atendimento ao estudante; intervenção pedagógica; e registro em tempo real no final do semestre.

Essas aulas serão disponibilizadas na plataforma digital Aprendizagem Conectada (online) e com materiais apostilados impressos (off-line). A Seduc também vai continuar ofertando as videoaulas pela TV Assembleia.

As aulas off-line preveem a entrega de apostilas para os alunos que não têm acesso à internet. Os professores também poderão trabalhar com os alunos via whatsapp, fazendo estudo dirigido.

 
Com informações da Seduc
 
 Imprimir