Imprimir

Imprimir Notícia

23/07/2020 às 16:09

Pedido de vista adia julgamento de Neri Geller

Foi adiado o julgamento da ação que pede a cassação do diploma e a inelegibilidade do deputado federal Neri Geller (Progressista). Em sessão de julgamento realizada na manhã desta quinta-feira (23) no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o juiz-membro Jackson Francisco Coleta Coutinho pediu vistas durante a apreciação de questões preliminares.

O relator da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) proposta pelo Ministério Público Eleitoral é o desembargador Sebastião Barbosa Farias. Ele votou pelo não conhecimento do agravo interno proposto pela defesa, que pedia a desconsideração das oitivas de duas testemunhas feitas pelo Ministério Público, sem o contraditório. O pedido foi acolhido pela maioria dos desembargadores, mas o relator esclareceu que as oitivas não interferem em seu voto pela cassação do diploma.

Leia também - TRE julga nesta quinta ação que pede cassação e inelegibilidade de Neri Geller

Um pedido da defesa que foi negado foi a inclusão no polo passivo da ação dos deputados que supostamente teriam sido beneficiados pelas doações de Neri Geller.

A ação acusa Neri de abuso de poder econômico por ter, supostamente, promovido gastos eleitorais no limite de sua candidatura e ter doado, sozinho, a 12 candidatos a deputado estadual, o valor de R$ 1,3 milhão, extrapolando o valor que poderia doar (10% de seus rendimentos brutos) e desequilibrando o processo eleitoral. Isso tudo na campanha eleitoral de 2018.


 
 
 Imprimir