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24/07/2020 às 13:19 | Atualizada: 24/07/2020 às 13:23

Serviços financeiros lideram ranking de reclamações no Procon; confira

Leiagora

O Procon Estadual registrou em junho deste ano 2.851 reclamações. O dado é uma somatória dos registros do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). Foram 579 atendimentos presenciais, além de outros 2.272 atendimentos online, registrados pela plataforma Consumidor.gov.br .

A área Serviços Financeiros lidera com 788 reclamações; em segundo lugar estão Telecomunicações, com 629 reclamações; e em terceiro Água, Energia e Gás, com 197 registros.

A categoria Produtos de Telefonia e Informática ocupa o quarto lugar do ranking, com 165 registros; em quinto lugar, está Demais Produtos, com 145 reclamações; e em sexto lugar Demais Serviços, com 86 registros.

Sindec

No Sindec foi registrado um total de 579 reclamações. A área Serviços Essenciais segue na liderança do ranking com 341 registros. Dentro dessa área, o assunto mais reclamado pelos consumidores ainda é Energia Elétrica, que fechou o mês de junho com 189 registros; seguido de Água/Esgoto, com 99 reclamações; e Telefonia Celular, com 27.

O segundo lugar do ranking do Sindec é ocupado pela área Assuntos Financeiros, que apresentou em junho 101 reclamações, sendo 21 para o assunto Banco Comercial; 18 para Cartão de Loja; e 17 para Cartão de Crédito.

A área Serviços Privados ficou na terceira posição, com 60 registros. No assunto Escola (Pré, 1º, 2º Graus e Superior) foram 12 reclamações. Estabelecimento Comercial (supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria, etc.) teve 10 registros; e Agências e Operadoras de Viagens (pacotes turísticos) teve nove reclamações.

As medidas adotadas para conter a propagação do coronavírus (Covid-19) impactaram na quantidade de atendimentos presenciais realizados pelo Procon-MT e, consequentemente, os números de reclamações registradas no Sindec no mês de junho.

Durante período de suspensão de atendimento presencial ao público externo, os consumidores foram atendidos por diversos canais, que continuarão disponíveis enquanto durar a quarentena obrigatória.

Canais de contato com o Procon Estadual de Mato Grosso

-Orientação: pelo Whatsapp (65-99228-3098)

- Orientação e denúncias: pela Ouvidoria e pelo e-mail procon-mt@setasc.mt.gov.br

- Denúncias à Fiscalização: pelo e-mail fiscalizacaoproconmt@setasc.mt.gov.br

- Reclamações: pela plataforma de atendimento online Consumidor.gov.br.
 
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