Imprimir

Imprimir Notícia

24/07/2020 às 14:01 | Atualizada: 24/07/2020 às 14:14

Incêndio de grande proporção atinge o Pantanal e destrói mais de 7,5 mil hectares

Luzia Araújo

Um incêndio florestal de grande proporção atingiu o Pantanal, no município de Poconé. O Corpo de Bombeiros estima que mais de 7,5 hectares de vegetação já foram destruídos pela chama.

O fogo começou no dia 17 de julho, nas proximidades de uma fazenda da região e avança pelo território. O Batalhão de Emergências Ambientais, em conjunto com o Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (CIMAN), se reúne nesta sexta-feira (24), para definir ações que serão tomadas para conter o fogo. 

Segundo informações da corporação, na quarta e quinta-feira (22 e 23), militares do Batalhão de Emergências Ambientais sobrevoaram a região para auxiliar a base descentralizada de Nobres, na detecção de pontos sensíveis, áreas a serem protegidas, bem como a visualização de locais estratégicos para acesso e combate. 

No primeiro dia, o voo durou aproximadamente 2h30 e foram observados outros incêndios florestais adjacentes, sendo que o principal já tinha atingido 7.500 hectares e estava com aproximadamente 15 km de linha de fogo ativa.

No segundo dia, o sobrevoo foi como o objetivo realizar a detecção de áreas propícias para a implantação de táticas de combate, como também para verificar qual é a dinâmica do incêndio florestal, que atinge a região.

O incêndio florestal foi classificado como de grandes proporções e foram detectadas algumas dificuldades para a realização do combate, como: isolamento da área (não há estradas que propiciem acesso com facilidade ), extensas planícies com material combustível em potencial, bem como ausência de pistas para a realização do combate aéreo.


 
 
 Imprimir