Imprimir

Imprimir Notícia

24/07/2020 às 16:22 | Atualizada: 24/07/2020 às 17:11

Governo interdita três barragens de mineração por risco de rompimento em MT

Leiagora

A Agência Nacional de Mineração (ANM) informou hoje (24) que interditou três barragens de mineração no município de Pontes e Lacerda (a 450km de Cuiabá), por risco iminente de rompimento. As barragens Campos, Berion e Elvo-1, todas da Cooperativa de Garimpeiros do município (Compel), foram interditadas ontem após a emissão de alerta pelo Sistema Integrado de Gestão de Barragens de Mineração (SIGBM).

A ANM disse que obrigou a Compel a realizar obras para a redução do risco de ruptura, após alerta do SIGBM na terça-feira (21), quando as barragens Campos e Berion entraram em nível 1 de emergência.

A agência disse ainda que encaminhou equipes de Brasília e Mato Grosso imediatamente ao local. A vistoria das equipes encontrou várias anomalias, como erosões, surgências de água nos taludes, trincas, abatimentos e borda livre deficiente.

“Na Barragem Campos, o que mais chamou atenção e mereceu ação imediata foi uma linha de saturação no talude de jusante, que se estendia por cerca de 180 metros. A anomalia, se não tratada, fatalmente resultaria em rompimento da estrutura”, disse o gerente de Segurança de Barragens da ANM, Luiz Paniago.

De acordo com a agência, durante a vistoria de emergência, a Barragem Elvo-1 também apresentou anomalias significativas, que elevaram a classificação da categoria de risco da barragem para alta. Nas barragens Berion e Elvo-1 foram identificadas trincas profundas e erosões nos taludes de jusante, sendo que na Berion não havia borda livre operacional adequada.

"Como medida mitigadora, a ANM exigiu ainda que fossem instaladas imediatamente bombas de alta performance, para reduzir o nível de efluentes do reservatório, e que fossem realizadas obras de reforço e adequação técnica de drenagem da estrutura, sob supervisão do responsável técnico habilitado. Adicionalmente, como medida preventiva, foi interditada também uma frente lavra do empreendimento mineiro, situada imediatamente a jusante da barragem Campos", informou a agência.
 
 Imprimir