Imprimir

Imprimir Notícia

27/07/2020 às 09:47 | Atualizada: 27/07/2020 às 09:59

Bombeiros identificam dois grandes focos de incêndio no Pantanal; 35 mil hectares já foram destruídos

Luzia Araújo

O incêndio que atingiu o Pantanal Mato-Grossense já destruiu 35 mil hectares de vegetação na região. Dois grandes focos foram identificados na região sul de Poconé, nas proximidades da Transpantaneira. 

De acordo com a última atualização do Corpo de Bombeiros, nesse domingo (26) foi realizado sobrevoo de reconhecimento dos incêndios florestais. O sobrevoo foi realizado no Águia do Ciopaer, onde estavam dois oficiais do Batalhão de Emergências Ambientais, com o objetivo de reavaliar o cenário de dois dos principais incêndios que se alastram pela região, sendo um nas proximidades do Parque Estadual Encontro das Águas e outro do lado leste da Transpantaneira, na propriedade da Fazenda São José.

Leia mais: OMS diz que covid-19 é, de longe, pior emergência global de saúde

Devido a mudança na direção dos ventos, no último sábado (25), foi necessário a reavaliação das estratégias de combate e assim reorganizar as equipes em solo para a resposta efetiva. 

No sobrevoo, foi observado que o incêndio no Encontro das Águas está controlado,porém as guarnições continuam empenhadas para a extinção. Já as chamas no São José continuma se alastrando. Outros focos secundários também foram detectados e as equipes informadas sobre as localizações.

O Batalhão de Emergências Ambientais, em conjunto com o Centro Integrado Multiagências (Ciman) , define estratégias de combate para os próximos períodos operacionais, visando a defesa das propriedades, o controle e a extinção dos incêndios. 

Os dois grandes incêndios florestais já consumiram mais de 35.000 hectares.
 
 Imprimir