Imprimir

Imprimir Notícia

28/07/2020 às 11:26

Com aulas retomadas em 3 de agosto, Seduc finaliza contratação de 3,5 mil professores

Camilla Zeni

Após quase quatro meses de suspensão das atividades, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informou que está em fase de conclusão a contratação de 3,5 mil professores interinos para atuarem na rede estadual de ensino. 

Em razão da pandemia, o processo de atribuição de aulas foi suspenso em março, a poucos dias do início das aulas, previsto para o dia 23 daquele mês. Agora, com a retomada das atividades agendadas para 3 de agosto, ainda de forma não presencial, as contratações estão sendo finalizadas.

A questão da contratação de professores interinos em Mato Grosso tem sido amplamente debatida desde a suspensão das atividades, uma vez que a falta de contrato com o governo deixou os profissionais sem remuneração e, consequentemente, em situação precária durante a pandemia. O caso chegou a mobilizar deputados da Assembleia Legislativa, que aprovaram um auxílio emergencial de R$ 1,1 para os profissionais, durante a pandemia.

Leia também - Mauro aciona Assembleia no STF por lei que prevê auxílio emergencial aos professores

A secretária da Pasta, Marioneide Kliemaschewsk, justifica que, por conta da pausa nas atividades, a Seduc estava impedida de fazer a contratação dos profissionais. Contudo, com a retomada das aulas agendadas para o próximo mês, foi conquistado amparo legal. Outra justificativa é que, nas escolas que não aderiram a greve dos profissionais da educação em 2019, o ano letivo teve início na data prevista e, assim, a Seduc conseguiu firmar contratos com interinos antes da interrupção das atividades.

Agora, de acordo com a Seduc, esses profissionais recém-contratados já deverão ser incluídos na folha de pagamento do mês de julho, que é quitada em 10 de agosto, e participam de treinamento para as atividades não presenciais.

Aulas online
A Secretária informou que, ao todo, são 16 mil professores se capacitando e que as aulas não presenciais vão acontecer em cinco etapas: produção do material escolar, com a organização semanal de estudos e planejamento do professor; disponibilização do material; atendimento ao estudante; intervenção pedagógica; e registro em tempo real no final do semestre.

As aulas vão ser disponibilizadas na plataforma Aprendizagem Conectada e os alunos ainda contarão com materiais impressos. Videoaulas veiculadas pela TV Assembleia deverão continuar, segundo a Pasta.

 
Com informações da assessoria
 
 Imprimir