Imprimir

Imprimir Notícia

28/07/2020 às 13:10

Horário do comércio não é ideal

Leiagora

O comércio retornou às atividades desde sexta-feira (24) depois de um mês paralisado em função de uma decisão judicial baseada no decreto do governo estadual, mas apesar de voltar o atendimento é mais uma vez penalizado pelas restrições de horário. O próprio prefeito Emanuel Pinheiro chegou admitir que os horários impostos não são os melhores para funcionamento das atividades econômicas.

Mas fora esta questão, questiona-se também se o comércio funcionar em horário reduzido como é o caso em Cuiabá isto não provoca ainda mais aglomeração. Isto porque as pessoas precisam se concentrar num curto espaço de tempo para ir às compras. 

Uma das justificativas do prefeito é a questão de evitar que tudo abra ao mesmo tempo e cause também aglomerações, por exemplo, no transporte público e no trânsito, mas então porque não estender os horários, mas também em horas separadas? Exemplo: comércio de rua não poderia abrir mais cedo e fechar mais tarde? Das 7h às 21h? Shoppings das 9h às 23h? 

Enfim, na própria decisão judicial anterior a que se estipulava a quarentena falava que não deveria reduzir os horários. Então, fica ai o questionamento para o Comitê e para o prefeito, se não há alternativas mais viáveis e inteligentes.
 
 Imprimir