Imprimir

Imprimir Notícia

30/07/2020 às 15:56

Transporte aéreo agiliza resultado de exames para Covid-19 em Aripuanã

Leiagora

Desde o dia 3 de julho a Nexa passou a reforçar as ações da Secretaria Municipal de Saúde de Aripuanã no transporte aéreo das amostras dos exames de RT-PCR, que são encaminhados para o Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen-MT), localizado em Cuiabá.

A parceira também reforça os compromissos assumidos pela empresa, desde a assinatura do Termo de Parceria Técnico-Financeira em Saúde, firmado no dia 25 de março entre o empreendimento, Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde, na união de esforços para o enfrentamento da Covid-19.

Vários funcionários do garimpo foram infectados e a Nexa chegou a ser alvo de uma ação proposta pelo Ministério Público do Trabalho. A empresa foi obrigada pela Justiça a paralisar por 14 dias as atividades após ter pelo menos 14 funcionários infectados. Isto foi ainda em maio. Atualmente, Aripuanã tem 117 casos e quatro óbito. 

Um dos objetivos da iniciativa é garantir mais agilidade no resultado das amostras para detecção da Covid-19. Antes da parceria, o município enviava todos os exames coletados para análise ao Lacen-MT por via terrestre, uma vez por semana. Com isso, a demora nos resultados impactava no período de quarentena, bem como retardava o tratamento médico mais efetivo para as pessoas com suspeita de Covid-19.

Agora, com o transporte realizado pela Asta Linhas Aéreas, por meio de convênio firmado com a Nexa, esse processo se torna muito mais ágil, como explica a Secretária Municipal de Saúde, Fabrícia Souza. “O transporte das amostras via terrestre demorava em torno de 12 horas para chegar a Cuiabá, enquanto o transporte via aérea é em torno de 3 horas, tendo nesse caso um ganho de tempo na entrega das amostras”, ressalta.

O transporte é feito sob demanda do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus, por conta disso, não há uma periodicidade específica determinada. No entanto, como o deslocamento envolve o armazenamento das amostras em botijões de nitrogênio, semanalmente costumam ser enviadas uma ou duas remessas de amostras coletadas para análise na capital.

 
Assessoria Nexa
 
 Imprimir