Imprimir

Imprimir Notícia

31/07/2020 às 20:00 | Atualizada: 31/07/2020 às 20:08

Sem regulamentação, feiras retornam às ruas de Cuiabá nesta sexta-feira; vídeo e fotos

Alline Marques

Mesmo sem o decreto que oficializa e regulamenta o segmento, os feirantes foram para as ruas nesta sexta-feira (31) em alguns bairros da cidade, dentre eles, no Jardim Imperial onde ocorre uma das maiores feiras e mais tradicional de Cuiabá. 

A equipe de reportagem do Leiagora esteve no local para acompanhar o retorno, mesmo sem a confirmação por parte da Prefeitura sobre a autorização. Em questionamento aos feirantes, eles alegaram que estavam autorizados pela secretária de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Débora Marques Vilar. 

Em nota, a prefeitura disse que uma equipe da pasta compareceu à feira do Jardim Imperial e também do Parques Cuiabá para dialogar com os feirantes e orientar sobre as medidas de biossegurança.

Os servidores também devem ir em outras feiras e apesar de não estarem liberados, a prefeitura optou por mantê-las abertas, mas com horários reduzidos para evitar causar prejuízods aos feirantes. 


"A gestão, marcada pela humanização, é solidária à situação da categoria de feirantes e trabalhadores informais e, diante disso, e pelo fatos de não ter se constatado aglomerações nos locais, excepcionalmente, as feiras irão funcionar com horário reduzido nesta sexta-feira (31), para evitar prejuízo financeiro aos feirantes", diz a nota. 

A assessoria confirmou ainda decreto municipal que regulamenta o funcionamento das feiras livres em Cuiabá deve ser publicado em Diário Oficial na segunda-feira (03).

Além disso, a assessoria de imprensa da prefeitura confirmou que houve uma denúncia junto à Secretaria de Ordem Pública e os fiscais foram até o local, mas não constataram aglomeração, pouca gente estavam cirulando e não ocorre o consumo no local em barracas de comida. 

Por outro lado, durante a reportagem, a equipe constatou que poucas barracas abriram, mas não há distanciamento para atendimento nas barracas, onde também notou-se aglomerações em algumas delas. Famílias inteiras e até crianças sem máscaras foram flagradas pela equipe. 

Sem o decreto, não há uma regulamentação sobre quais seriam as regras para a reabertura das feiras, mas dentre as medidas de biosegurança estão o fornecimento de álcool em gel, exigência da máscara, distanciamento e proibido aglomeração. 

Veja fotos e vídeos 



 
 
 Imprimir