Imprimir

Imprimir Notícia

02/08/2020 às 16:34 | Atualizada: 02/08/2020 às 16:45

'Visita Virtual' é implantada em UTI Covid-19 do Hospital São Benedito em Cuiabá

Leiagora

Em Cuiabá, o Hospital Municipal São Benedito passou a ofertar ‘Visita Virtual’ aos pacientes da UTI Covid-19, como estratégia para diminuir a aflição e sofrimento psicológicos - ocasionados pelo veto às visitas presenciais (orientadas como medidas de biossegurança pela Organização Mundial de Saúde - OMS).

A ação teve início oficial na última quinta-feira (16) e vem recebendo aprovações de familiares.  É o exemplo da paciente Zenaide Alves de 57 anos, internada há 30 dias. Apesar da gravidade da doença, os parentes puderam se tranquilizar um pouco mais quanto ao tratamento ofertado.

“Um sistema de trabalho inovador que nos permitiu ver a minha irmã, após tantos dias de internação, mesmo que de forma virtual e nos tranquilizou imensamente. Essa surpreendente visita nos proporcionou a certeza de que ela está bem cuidada. Que os protocolos estão sendo seguidos à risca e que está tendo todo o respaldo hospitalar que precisa para se recuperar o quanto antes”, enfatizou a irmã e assistente social, Carmem Lucy Cypion de 45 anos.  

Irene Silva Pessoa de 50 anos, que é prima da paciente e também pode participar da Visita Virtual, reforçou a importância da ação. “Confortou nossos corações poder vê-la e saber que apesar da agressividade desse vírus, ela está bem cuidada. Uma sensibilidade que abrange toda a equipe e gestão e que só nos resta agradecer, pois diminuiu nosso sofrimento de só saber notícias por meio de boletins médicos”, completou a prima.

Conforme a psicóloga Rafaela Martins, ao todo já foram realizadas 35 Visitas Virtuais e, em todas elas, foi visível o sentimento de gratidão dos envolvidos. “A Covid-19 impossibilita que encontros presenciais aconteçam devido à gravidade da doença. Com isso, a Visita Virtual oportuniza a certeza de que um bom  tratamento está sendo ofertado ao paciente. E, infelizmente, em casos de óbito de se despedirem de seus entes queridos. Razões que impactam profundamente o psicológico dos envolvidos e pelas quais, atribuímos o sucesso da ação”, enfatizou a psicóloga.

A Visita Virtual foi idealizada e está sendo coordenada pela coordenação de Qualidade e do serviço de psicologia da unidade. Para participar é necessária autorização prévia dos familiares.

 
Com assessoria Prefeitura de Cuiabá
 
 Imprimir