Imprimir

Imprimir Notícia

02/08/2020 às 16:04

Média móvel de casos e mortes na última semana aumentou em MT; entenda

Alline Marques

A média móvel de casos confirmados de covid-19 e de mortes aumentou na última semana, o que mostra que Mato Grosso ainda não estabilizou o crescimento da doença e o estado ainda não chegou ao pico da doença. 

Enquanto na semana de 19 a 25 de julho, o estado teve uma média diária de 1.235 casos e 33 mortes, entre os dias de  26 de julho e 1º de agosto, Mato Grosso registrou uma média de 1.359 casos e 37 mortes por dia. 

Essa taxa representa a soma das mortes e casos divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e varia conforme o total de mortes e casos dos setes dias imediatamente anteriores. 

A média móvel acaba sendo uma métrica mais viável para acompanhar a evolução da pandemia no estado, isto porque os dados diários sofrem constantes variações e as vezes o registro feito pelos municípios não é feito de maneira tão imediata assim. Ao analisar os números semanais é possível ter uma noção mais próxima da realidade. 

Em Mato Grosso, o que se percebe é o avanço do vírus pelo interior do estado. Tanto que as cidades de Cuiabá e Várzea Grande, que compõem a região metropolitana e somam quase 1 milhão de habitantes, atualmente representam 31% do total de casos, enquanto os outros 69% estão no interior. 

Só que alguns fatores também devem ser levados em consideração, o primeiro deles é o fim da quarentena na região metropolitana no dia 25 de julho, e o segundo é o Centro de Triagem criado na Arena Pantanal que realiza a testagem em massa da população. Até esse sábado, 21% dos 5.233 pacientes atendidos testaram positivo para doença. 

No interior, algumas cidades também criaram centro de testagem, o que acaba aumentando também o número de casos, o que pode ser positivo para mapear a doença e adotar as medidas de acordo com a proliferação do vírus. 
 
 Imprimir