Imprimir

Imprimir Notícia

06/08/2020 às 18:08 | Atualizada: 06/08/2020 às 18:10

Presidente do TRE pede vista e adia novamente julgamento contra Neri

Eduarda Fernandes

Um novo pedido de vista, desta vez do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Gilberto Giraldelli, adiou novamente a conclusão do julgamento de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) proposta pelo Ministério Público Eleitoral contra o deputado federal Neri Geller (Progressista). A ação pede, no mérito, a cassação do diploma e a inelegibilidade do parlamentar por suposto abuso de poder econômico na campanha eleitoral de 2018.

O pedido de vista de Giraldeli ocorreu em sessão de julgamento realizada na manhã desta quinta-feira (6), por videoconferência. Antes de julgar o mérito da ação, há três preliminares em apreço. Duas já foram votadas. Na última sessão, o juiz-membro Jackson Francisco Coleta Coutinho foi quem pediu vistas na apreciação da terceira preliminar.

Leia também - Ministro do TSE nega recurso do MP Eleitoral contra Neri Geller

Hoje, Coutinho apresentou seu voto, mas ainda precisam votar Giraldeli e o juiz membro titular Gilberto Lopes Bussiki, que preferiu aguardar o posicionamento do presidente. 

Segundo a denúncia do MP Eleitoral, Neri teria promovido gastos eleitorais no limite de sua candidatura e doado, sozinho, a 12 candidatos a deputado estadual, o valor de R$ 1,3 milhão, extrapolando o valor que poderia doar (10% de seus rendimentos brutos), desequilibrando o processo eleitoral.

O deputado, por sua vez, afirma que as doações feitas na campanha só foram realizadas após consulta ao próprio Tribunal Superior Eleitoral. Tanto que recentemente o ministro do TSE Tarcísio Vieira de Carvalho Neto negou seguimento ao recurso do MP Eleitoral para rediscutir a prestação de contas da campanha do deputado do referido ano.

 
 
 Imprimir