Imprimir

Imprimir Notícia

10/08/2020 às 18:49 | Atualizada: 10/08/2020 às 18:54

100 mil mortes: MP culpa discurso negacionista e comportamento inadequado de altas autoridades

Eduarda Fernandes

O Ministério Público Estadual (MPE) emitiu nota manifestando solidariedade aos familiares e amigos dos mais de 100 mil brasileiros mortos pela covid-19. O número foi atingido no sábado (8). O Brasil é o segundo país com maior número de vítimas fatais da doença e isso “poderia ter sido evitada”, afirma o órgão ministerial.

“Desde o surgimento da pandemia e antes mesmo do registro dos primeiros casos no Brasil, o Ministério Público, lastreado pelas recomendações das autoridades sanitárias, já defendia e cobrava do Governo Federal, governos estaduais e municipais a adoção de ações firmes, efetivas e responsáveis, baseadas na ciência, que teriam evitado a perda de tantos brasileiros e a dilaceração de tantas famílias”, diz trecho da nota.

O MPE pontua que a subestimação da alta capacidade de disseminação do novo coronavírus, somando ao discurso negacionista da gravidade da doença, ao comportamento público inadequado de altas autoridades estimulando o não cumprimento do distanciamento social e do uso de máscara “estão, sem dúvida, entre as causas dessa tragédia que deixa o país em luto”.

“O Ministério Público de Mato Grosso reafirma seu compromisso de continuar vigilante, cobrando a atuação eficiente dos entes públicos, propondo ações de responsabilização daqueles que se omitem ou contrariam as normas sanitárias, para que essa triste e lamentável marca de 100 mil mortes pela covid-19 não se transforme numa tragédia humanitária de proporções ainda mais devastadoras”, conclui.

Números de Mato Grosso
De acordo com o Painel Covid-19 da Secretaria de Estado de Saúde (SES), nesta segunda-feira (10) Mato Grosso registra 63.346 casos confirmados da doença, além de 2.204 mortes.
 
 Imprimir