Imprimir

Imprimir Notícia

10/08/2020 às 19:29 | Atualizada: 10/08/2020 às 20:28

Adir Sodré morre aos 58 na calçada em frente de casa

Maria Clara Cabral e Alline Marques

O artista plástico Adir Sodré, 58 anos, morreu nesta segunda-feira (10) e deixa um vazio na cultura mato-grossense. As informações que circulam entre amigos e colegas da Cultura são de que ele caiu em frente de casa. A queda teria sido provocada por um infarto. A tragédia ocorreu por volta das 18h e equipes do Samu e da polícia estiveram no local. 

Por uma ironia do destino, o irmão dele, Antonio Sodré faleceu de infarto logo após declamar uma poesia na UFMT no ano de 2011. 

Ativo, Adir Sodré participaria da segunda edição do Ixpia o Festival, festival de lives no Instagram, previsto para setembro. Nas redes sociais já se vê uma comoção da classe artística com mensagens de luto e homenagens ao pintor. 

Nascido em Rondonópolis, ele era pintor e desenhista. Levou a arte, sempre muito colorida e ousadas, para fora de Mato Grosso e até fora do país. 

Aos 15 anos, mudou-se para Cuiabá e começou a frequentar o Atelier Livre da Fundação Cultural de Mato Grosso. Desde cedo, associado a outros artistas, Adir já começou a participar de exposições coletivas. 

Foto: Rafaella Zanol

Inicialmente, suas pinturas eram um registro da vida cotidiana nos bairros de Cuiabá, mas ganhou notoriedade com suas obras em que traz o erotismo. Sua arte, inclusive, estampa as paredes do tradicional restaurante Choppão, na capital, mas também pode ser vistas nas ruas da cidade, em viadutos, por exemplo. 

Suas artes circularam por estados como Rio de Janeiro, São Paulo e países como Japão.
 
 Imprimir