Imprimir

Imprimir Notícia

11/08/2020 às 08:30 | Atualizada: 11/08/2020 às 11:02

Flores para Adir Sodré: expoente das artes será velado na Capela Jardins

Maria Clara Cabral

Amigos, familiares e amantes das artes mato-grossenses se despedem do artista Adir Sodré nesta terça-feira (11). Ele morreu em frente a sua casa, no centro de Cuiabá, na noite dessa segunda-feira. 

Em tempos de coronavírus, velório rápido vai ser realizado na Capela Jardins, em Cuiabá, das 9h às 13h, respeitando o uso obrigatório de máscaras e o número máximo de 10 pessoas simultaneamente. 

O sepultamento será às 14h, no Cemitério Parque Bom Jesus, na saída para  o município de Santo Antonio do Leverger.


As causas da morte do artista ainda não foram confirmadas, mas a informação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) é de que Adir Sodré teria sofrido um infarto.

Nascido em Rondonópolis (212 km de Cuiabá), ele era pintor e desenhista. Levou a arte, sempre muito colorida e ousadas, para fora de Mato Grosso e até fora do país. 

Aos 15 anos, mudou-se para Cuiabá e começou a frequentar o Atelier Livre da Fundação Cultural de Mato Grosso. Desde cedo, associado a outros artistas, Adir começou a participar de exposições coletivas. 

Inicialmente, suas pinturas eram um registro da vida cotidiana nos bairros de Cuiabá, mas ganhou notoriedade com suas obras em que traz o erotismo. Sua arte, inclusive, estampa as paredes do tradicional restaurante Choppão, na capital, mas também pode ser vista nas ruas da cidade, em viadutos, por exemplo. 


Os traços do expoente artista mato-grossense circularam por estados como Rio de Janeiro e São Paulo, e cruzaram oceanos, apresentando a grandiosidade e singularidade de Adir Sodré a países do outro lado do mundo, como o Japão.
 
 Imprimir