Imprimir

Imprimir Notícia

16/08/2020 às 10:20 | Atualizada: 16/08/2020 às 16:02

Pescadores flagram mortalidade de peixes no Rio Teles Pires; VEJA VÍDEO

Luzia Araújo

(Atualizada,às 16h01) - Pescadores flagraram nesse sábado (15), uma grande quantidade de peixes mortos no Rio Teles Pires, próximo a Itaubá. Eles acusam a usina hidroelétrica que fica na cidade de Sinop pela matança.
 
A tragédia ambiental foi registra em vídeos. Nas imagens é possível observar peixes de diversas espécies e tamanho, boiando na água. “É uma quantidade absurda de peixe aqui”, disse revoltado o pescador que navegava a 5 quilômetros da usina.  

Ele afirmou ainda que “Não tem ninguém. Nenhuma autoridade. Nem fiscalização aqui”. Essa não seria a primeira vez que moradores da região se deparam com a cena. Outros flagrantes foram feitos no início deste ano. 

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), responsável pela fiscalização ambiental, mas até o fechamento da matéria não recebeu resposta. 
 
Por meio de nota, a Companhia Energética Sinop, concessionária da UHE Sinop, informou que, em decorrência do período da seca, o reservatório teve redução do nível de água chegando próximo ao limite, sendo necessária a parada das unidades geradoras. "Diante disso, foram observados espécies de peixes boiando ao longo do barramento da Usina. Imediatamente, a Companhia destinou equipes embarcadas para realizar a coleta das carcaças e sua correta destinação", disse trecho do comunicado. 

A companhia informou ainda que essa alteração pode mudar momentaneamente o ambiente aquático próximo ao reservatório e pontualmente gerar impacto aos peixes.

"Vale ressaltar, porém, que esse tipo de manobra faz parte da operação de uma usina hidrelétrica e está prevista no licenciamento ambiental. As condições do local estão sendo observadas para avaliação das hipóteses do evento ocorrido, considerando os diversos aspectos envolvidos, para que se possa aplicar as ações cabíveis o mais rapidamente possível", completou.

A Companhia Energética Sinop reforçou que cumpre a legislação e o licenciamento ambiental e preza pelo compromisso com o meio ambiente e com a geração de energia limpa e renovável.
 
 
 Imprimir