Imprimir

Imprimir Notícia

05/09/2020 às 12:41 | Atualizada: 05/09/2020 às 12:44

Donos de empresas beneficiadas em esquema na Educação seriam parentes de ex-secretário

Eduarda Fernandes

As empresas envolvidas no suposto esquema de desvio de recursos na Secretaria de Educação de Cuiabá seriam de propriedades de parentes do ex-gestor Alex Vieira. 

A investigação apontou que as construtoras, B.O. Conceição e AB3 Construtora, possuem os mesmos sócios proprietários, Benedito Odário Conceição e Silva e Renan Rodrigo da Silva. Os dois são pai e filho, sendo que Renan é sobrinho de Alex. O vínculo entre os sócios e o ex-secretário foi descoberto, pois o veículo Land Rover Velar, de propriedade de Alex, era utilizado por Benedito.

Esta semana foi deflagrada a segunda fase da Operação Overlap que apura o desvio dos recursos da SME e teve como alvo o procurador do Município, Marcus Brito, que acabou afastado do cargo. Ele, inclusive, seria sócio de Alex em um escritório de advocacia. 

Os trabalhos investigativos revelaram a existência de um suposto vínculo entre Alex Passos e Marcus Brito com a B.O. Conceição, contratada com o município de Cuiabá durante a gestão de ambos como secretários, assim com a AB3 Construtora, contratada ainda na gestão de Rafael Cotrim, também ex-secretário de Educação. Os três seriam, possivelmente, integrantes da suposta organização criminosa.

Nesse sentido, as autoridades investigadoras lembram que a AB3 Construtora foi contratada na gestão de Rafael Cotrim, com a assinatura do contrato em junho de 2017. “Assim, apontam que Rafael de Oliveira Cotrim Dias é investigado como sendo beneficiário de transferências bancárias que somam a quantia de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais), tendo como origem pessoas jurídicas vinculadas a Alex Vieira Passos”.

Consta dos autos, ainda, que o domínio de internet utilizado pelo site do escritório Zambrim, Brito & Vieira Passos Advogados Associados, onde Alex e Marcus são sócios, é www.ab3advogados.com.br, “muito semelhante ao domínio utilizado pelo sito da AB3 CONSTRUTORA, qual seja, www.ab3imobiliáriaconstrutora.com.br”. Além disso, identificaram Alex como proprietário do domínio de internet da construtora.

Outro lado

O Leiagora ligou para Marcus Brito e para a Ceteps, mas as chamadas não foram atendidas ou encaminhadas para a caixa de mensagem. A reportagem contatou também a AB3 Construtora e foi informada pela atendente que não havia ninguém autorizado a falar no momento. Não localizamos o contato de Rafael Cotrim.

Por mensagem, Alex pediu que entrássemos em contato com seu advogado. Enviamos mensagem e aguardamos retorno.
 
 Imprimir