Imprimir

Imprimir Notícia

14/09/2020 às 11:00

Mais 4 órgãos devem investigar suposto esquema de mensalinho na AL

Eduarda Fernandes

Mais quatro órgãos devem investigar o suposto esquema de pagamento de propina a deputados estaduais em troca de apoio político à gestão do então governador Silval Barbosa. Ao receber a denúncia contra o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro e mais nove ex-deputados, o juiz federal da 5ª Vara Federal de Mato Grosso, Jeferson Schneider, determinou o envio de cópia integral dos autos à Receita Federal do Brasil, à Controladoria-Geral do Estado, ao Ministério Público Estadual e ao Ministério Público de Contas de Mato Grosso.

Ao pedir o compartilhamento das provas, o Ministério Público Federal justificou o pedido dizendo que foram apreendidos diversos documentos com os denunciados que indicam a prática de crime contra a Ordem Tributária e a prática de demais atos criminosos e de improbidade administrativa, além do que foi imputado na denúncia.

Leia também - Emanuel e 9 ex-deputados se tornam réus por receberem 'mensalinho' de Silval

“Destacamos que os Relatórios de Análise de Material Apreendido de cada denunciado possuem informações sobre possível patrimônio em nome de terceiro, bem como indícios de participação em operações policiais a exemplo da Bereré e Ventríloquo que são de atribuição do MPMT”, exemplifica o órgão.

Um dos exemplos citados envolve Emanuel Pinheiro e “situação suspeita envolvendo contratação de obras e serviços de iluminação pública no âmbito do Município de Cuiabá”. Já com relação a Luiz Marinho de Souza Botelho, “foram encontrados diversos carnês de IPTU referentes a diversos imóveis, alguns deles em nome de terceiros”.

Foram denunciados, além de Emanuel e Luiz Marinho, Ezequiel Ângelo Fonseca, José Domingos Fraga Filho, Airton Rondina “Português”, Luciane Azoia Bezerra, Alexandre César, Gilmar Fabris, Carlos Antônio Azambuja e José Joaquim de Souza Filho “Baiano Filho”.

Segundo informou Silval em seu acordo de colaboração premiada, ele pegou propina aos deputados no valor de R$ 600 mil, divididos em 12 parcelas de R$ 50 mil. Os valores eram pagos a partir de retornos de recursos do programa MT Integrado, de incentivos fiscais e das obras relativas à Copa do Mundo de 2014.
 
 Imprimir