Imprimir

Imprimir Notícia

20/09/2020 às 15:00

Sente o olho irritado e seco? Especialista explica o porquê e dá dicas do que fazer

Luzia Araújo

“Parece neblina, mas é fumaça”. Você já deve ter visto ou feito uma publicação na rede social com esta frase em uma foto mostrando Cuiabá encoberta com pela fumaça. O fenômeno é o resultado causado pelos inúmeros incêndios florestais que estão destruindo a fauna e a flora do Estado. Nos últimos meses, os cuiabanos estão enfrentado dias e noites em meio a fumaça, que se tornou um novo inimigo neste período de estiagem, além do calor intenso e da baixa umidade do ar. 

Além dos danos causados na pele e na respiração devido ao tempo seco, a fumaça também está gerando queixas em relação aos olhos secos e irritados, provocando um aumento no número de atendimento nos consultórios médicos para minimizar o mal estar. 

É o que relatou o oftalmologista especialista em retina, Bruno Procópio, que afirmou que nos últimos dias, tem atendido muitos pacientes com os olhos irritados, em razão do tempo seco, mas principalmente por conta dos efeitos da fumaça.  

De acordo com o médico, a fumaça pode causar um efeito irritativo nos olhos. Além disso, se o órgão tiver contato com a fuligem, o dano pode ser ainda mais grave. “Estamos em um período do ano no Estado que geralmente a umidade relativa do ar é muito baixa e isso já é um fator que contribui para a irritação dos olhos, causada por conta do olho seco”.

O especialista explicou que os olhos possuem uma dependência muito grande da qualidade da lágrima, ou seja, os olhos precisam estar sempre lubrificados para ter uma boa visão.

“Então, além do efeito adverso que temos todos os anos por conta do tempo muito seco, agora estamos convivendo com a fumaça, que acaba piorando o efeito do olho seco e deixando os olhos irritados, avermelhados e lacrimejantes, podendo levar para turvação visual”. 

Ainda de acordo com Procópio, outros fatores que podem agravar bastante os sintomas de olho seco são a permanência por um longo período em ambientes fechados com ar-condicionado e o uso excessivo de aparelhos eletrônicos, como computadores, tablets e smartphones, que foi potencializado no período de isolamento social em decorrência do novo coronavírus. 

Para minimizar o mal-estar, o médico recomentou o uso de colírio para garantir a lubrificação dos olhos. “Sugerimos também evitar, ao máximo, ficar em ambientes que tem a presença da fumaça mais evidente, evitar coçar os olhos para não provocar um efeito irritativo ainda maior e usar lágrimas artificiais, que são os colírios lubrificantes para evitar que os sintomas piorem".

Dicas de saúde

» Beba água: especialistas recomendam cerca de 2,5 litros de água por dia, e três litros em caso de prática de exercícios físicos

» Lubrifique os olhos: colírios e lágrimas artificiais são indispensáveis nesta época do ano

» Reduza o tempo em frente às telas: elas aumentam o ressecamento dos olhos

» Alimente-se bem e tenha bons hábitos de vida: um bom sistema imunológico pode prevenir muitas doenças

» Reduza o consumo de sal e proteínas: esses alimentos, em excesso, podem sobrecarregar os rins
 
 Imprimir