Imprimir

Imprimir Notícia

20/09/2020 às 14:00

SES elabora cronograma para retomada das cirurgias eletivas, mas não anuncia data

Eduarda Fernandes

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) trabalha na elaboração de um cronograma para a retomada das cirurgias eletivas em Mato Grosso e isso inclui as bariátricas. Ao Leiagora, a pasta informa que estuda junto aos municípios uma dinâmica de retomada dos procedimentos, mas ainda não há previsão de quando o cronograma será divulgado.

O Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, referência no Estado para pacientes bariátricos, desde 14 de maio recebe somente pacientes com covid-19. Por meio de nota, a diretoria da unidade pontua que “devido ao alto risco de contaminação do vírus, não é possível receber pacientes com outras doenças no momento”.

Leia também - Mais de 33 mil pessoas já foram atendidas no Centro de Triagem Covid-19

Conforme a SES, a exemplo de outros hospitais, o Metropolitano cumpre o Decreto Estadual nº 413/2020 que determinou a suspensão de cirurgias eletivas - entre as quais está a cirurgia bariátrica - em todo o Estado enquanto durar a pandemia do novo coronavírus.

Um dos fatores avaliados pela secretaria para a retomada das cirurgias eletivas é a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensivo (UTI) na rede pública. No último boletim informativo, a taxa estava em 60%. Além disso, segundo a secretaria, é provável que os pacientes tenham que refazer os exames preparatórios.

No final de agosto, o Leiagora trouxe reportagem com pacientes bariátricos relatando o drama da espera indefinida. São 128 pacientes à espera do procedimento. Leia sobre as histórias deles aqui.
 
 Imprimir