Imprimir

Imprimir Notícia

21/09/2020 às 20:12 | Atualizada: 21/09/2020 às 20:21

Associação e empresas se mobilizam no combate ao câncer de mama

Leiagora

Representantes da Associação Damas da Terra, a empresa Impacto Insumos Agrícolas, ambas de Nova Mutum, e a fabricante MicroXisto se reuniram nesta segunda-feira (21) com membros do Hospital do Câncer e da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mato Grosso. A reunião aconteceu na sede do Hospital do Câncer, em Cuiabá e teve como objetivo firmar uma parceria em prol da campanha “Outubro Rosa”, que inicia no próximo mês para a conscientização e prevenção ao câncer de mama. 

Para apoiar a ação, o produto Citro X, um fertilizante produzido pela MicroXisto, recebeu embalagens exclusivas na cor rosa para alertar os produtores rurais, homens e mulheres, da importância da prevenção. Além disso, as empresas Impacto e MicroXisto reverterão em doação 5% do total arrecadado em vendas do produto Citro X ao longo do eixo da BR-163.

O valor total arrecadado será repassado à Associação Damas da Terra que, por sua vez, fará os repasses para Hospital do Câncer e a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mato Grosso, na proporção de 50% para cada entidade para o desenvolvimento de suas atividades institucionais.

Presidente da Associação Damas da Terra, Nádia Costa Beber enfatiza que o compromisso das empresas com o agronegócio é essencial para o desenvolvimento de políticas complementares às públicas na área social. “O agronegócio não é autocentrado, ele enxerga que sem cooperação não há desenvolvimento e o combate ao câncer, em especial, ao câncer de mama, deve fazer parte das suas atuações. Essa iniciativa é uma evidente ação social da iniciativa privada, entre outras tantas outras, em prol da solidariedade”, afirma Nádia.

Para Daiana Costa Beber, que também faz parte da diretoria da Associação, a contribuição e engajamento com as causas sociais é uma das finalidades da instituição, criada para incentivar e expandir a participação das mulheres no agronegócio. “Mas, também desenvolvemos ações nas áreas de pesquisa e social. E, infelizmente, o câncer de mama é uma realidade entre todas as mulheres. Portanto, o alinhamento da nossa entidade com as empresas Impacto e a MicroXisto em uma campanha de prevenção ao câncer de mama foi não só uma feliz união de forças, mas também natural”. 

O encontro contou com a presença de Nadia Costa Beber e Daiana Costa Beber, representantes da diretoria da Associação Damas da Terra, Juliano Busato e Vinícius Paternez diretor e supervisor comercial da MicroXisto, Maria Carmen Volpato e Maria do Carmo Casagrande e Silva da Rede Feminina de Combate ao Câncer e Silvia Regina Negri representando o Hospital do Câncer.

Câncer de Mama
No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país. Para 2020, foram estimados 66.280 casos novos, o que representa uma taxa de incidência de 61,61 casos por 100 mil mulheres. 

Com uma taxa de 13,68 óbitos/100 mil mulheres em 2015, a mortalidade por câncer de mama (ajustada pela população mundial) apresenta uma curva ascendente e representa a primeira causa de morte por câncer nas mulheres brasileiras.

 
Com informações da Assessoria
 
 Imprimir