Imprimir

Imprimir Notícia

25/09/2020 às 17:27 | Atualizada: 25/09/2020 às 17:33

Luisa Mell cobra ações imediatas do governo no Pantanal: 'para hoje'; VÍDEO

Alline Marques e Amanda Simeone

A ativista Luisa Mell pediu uma ação imediata com relação à situação do Pantanal. Para ela, a questão da chegada da água e alimentos para os voluntários e também os animais são urgentes. Ela está em Cuiabá e entregou um plano com propostas para resolver a questão das queimadas na região. Além das questões emergenciais, ela aborda a conscientização da sociedade e a educação ambiental nas escolas.

A influencer falou com a equipe do Playagora momentos antes da reunião no Palácio Paiaguás e relatou sobre o que encontrou durante visita ao Pantanal na semana passada. Nesta semana, ela inclusive postou um vídeo para que chegasse até o governador Mauro Mendes (DEM) e conseguisse uma agenda com ele.

“Nos últimos dias tenho recebido muitos pedidos do pessoal lá do Pantanal, estão sem água e sem comida. Dificuldade em levar caminhão pipa devido às pontes queimadas, devastadas. Eu consegui ontem que chegasse um caminhão pipa, mas ainda é pouco. Eles me pediram 10. Fora isso, estão trabalhando sem equipamentos necessários para resgatar animais. Espero que resolva hoje, imediatamente”, afirmou.

Luisa disse que a ideia é buscar uma aliança para este primeiro momento, mas também é preciso olhar para planos a média e longo prazo para evitar que tragédias como estas voltem a ocorrer. “Urgente temos que se unir senão vamos queimar todos juntos como os animais que a gente viu queimando no Pantanal. Eu vim construir uma aliança para este primeiro momento, que preciso que resolva hoje. E tem planos a médio e longo prazo, como evitar que isso aconteça ano que vem, porque vai acontecer, mas pelo que percebi demorou muito tempo para uma ação ser feita, quero cobrar que esteja preparado para o ano que vem”, afirmou.

Ela ainda falou sobre as questões ambientais em geral. “O aquecimento global é uma realidade, a destruição da Amazônia está prejudicando o Pantanal. E um problema sério no Brasil e não só de Mato Grosso. A gente já sabe que vai ter o problema, mas espera acontecer para resolver. O mundo inteiro sabe que o aquecimento global é uma realidade, sabe que tem uma política para destruir a vegetação e virar pasto. Temos que combater com firmeza, educar a população, um dos meus projetos é a educação ambiental nas escolas e investir na prevenção com a população inteira”, alertou.

Outro ponto abordado pela influenciadora é com relação à demora nas ações de combate aos incêndios. “Eu fiquei horrorizada ao viajar para Cáceres e ver vários pequenos focos sem o menor auxílio para ser apagado e a gente sabe que é neste momento que dá para apagar, depois daquele fogo gigante é impossível. A situação que vi foi desesperadora, fiquei muito abalada e rezei muito para encontrar uma saída, estamos todos no mesmo planeta”, finalizou. 

Veja a entrevista em vídeo no Playagora
 
 Imprimir