Imprimir

Imprimir Notícia

08/10/2020 às 15:35 | Atualizada: 08/10/2020 às 16:14

Morre aos 54 anos Sebastião Mendes, expoente das artes de Mato Grosso

Maria Clara Cabral

Expoente das artes mato-grossenses, o artista plástico Sebastião Mendes faleceu aos 54 anos nesta quinta-feira (8). A informação é de que ele teve um infarto em um sítio na região do Taquaral, em Cáceres, sua cidade natal.

“Faleceu hoje em Cáceres um dos mais importantes artistas plásticos, Sebastião Mendes. Siga em paz e meus sentimentos e conforto para a família”, publicou a professora da Unemat Iraci Aguiar Medeiros nas redes sociais.

“Perdemos hoje a maior expressão das artes plásticas cacerenses e uma das maiores do Brasil”, lamentaram amigos, em grupos.

Segundo o jornalista Hugo Fernandes, Sebastião Mendes estava em Cáceres há cerca de três meses onde passava uma temporada produzindo. O artista vivia na cidade de Assis, no interior de São Paulo, há três anos.

Ainda conforme o amigo, Sebastião estava em plena atividade e tinha planos para trabalhar em uma exposição permanente, a convite da filha de Tarsila do Amaral, sua maior inspiração.

Ainda não há informações sobre o velório. 

Reconhecimento internacional


Em 2017, o mato-grossense passou a ocupar a terceira cadeira da Academia Brasileira de Belas Artes, por onde passaram Cândido Portinari, Di Cavalcanti e Oscar Niemeyer.

O artista era conhecido por suas obras que retratam a natureza e a rotina do homem do campo, ribeirinhos e comunidades tradicionais de Mato Grosso.

Reconhecido internacionalmente, nunca parou de produzir e já expôs na Suíça, Alemanha, França, Bélgica, Espanha, Portugal e Cuba. Em muitos desses países, há obras suas em acervos pessoais e institucionais.


Sebastião Mendes começou a desenhar aos oito anos. Com 10 anos já pintava em óleo sobre tela e, aos 16, fez sua primeira exposição.
 
 Imprimir