Imprimir

Imprimir Notícia

09/10/2020 às 10:21 | Atualizada: 09/10/2020 às 10:25

Empresa delatada em esquema de mensalinho na ALMT é investigada pelo MPE

Camilla Zeni

O promotor de Justiça Mauro Zaque, do Ministério Público de Mato Grosso, determinou a investigação da participação da empresa Astra Informática Ltda no esquema de desvio de dinheiro da Assembleia Legislativa (ALMT).

A participação da empresa foi delatada pelo ex-deputado estadual e presidente da ALMT, José Geraldo Riva, que fechou acordo de colaboração premiada com o Ministério Público no início deste ano. 

No anexo 1 de sua delação, Riva detalha esquema de pagamento de propina para os deputados estaduais, o que foi chamado de "mensalinho". Segundo o ex-deputado, a empresa Astra Informática Ltda teria participado desse desvio de dinheiro público por meio de contratos fictícios.

Leia também - Riva deve prestar serviços comunitários e pode subtrair de pena tempo que já passou preso

De acordo com Riva, o esquema teria ocorrido em contratos celebrados com a empresa entre os anos de 2003 e 2015, tendo beneficiado 51 deputados estaduais. 

"Considerando a necessidade de maiores informações a fim de instruir o presente caderno informativo, é necessária seja colhida informações sobre contratação e eventual pagamento efetuado à empresa citada, no período mencionado, bem como a remessa, pela ALMT de informações e documentos pertinentes", justificou o promotor ao determinar a investigação.

Zaque também decretou sigilo na investigação e deu prazo de 15  dias para que a Assembleia Legislativa encaminhe os contratos firmados com a empresa, além de seus aditivos, prorrogações, notas fiscais e todas as documentações referentes a empresa. A determinação é do dia 8 de outubro.
 
 Imprimir